[Firefox] Atalho para adicionar marcador

Antonio Manuel Dias ammdias gmail.com
Segunda-Feira, 10 de Julho de 2006 - 13:17:22 WEST

Olá.

Henrique Costa wrote:
> O meu paragrafo é aplicável às "access keys" e "command keys", a maior
> parte dos comandos são acessíveis via menus de qualquer maneira... ok em
> termos de programação são diferentes mas para o utilizador final são
> apenas atalhos...

Há várias diferenças, tanto para o programador como para o utilizador.
O utilizador não necessita de decorar as access keys, já que basta olhar
para os menus e caixas de diálogo para saber quais são.  Já as command
keys têm de ser decoradas (não estão visíveis na altura em que é
necessário usá-las), mas muitas são comuns a vários programas e
utilitários do sistema operativo.

Para o programador existe uma diferença fundamental: as access keys
apenas precisam de ser únicas dentro do seu contexto (menu ou diálogo),
enquanto que as command keys necessitam de ser únicas a nível da
aplicação, o que implica, geralmente, que algumas das teclas escolhidas
têm uma associação remota com o comando correspondente ou mesmo nenhuma.
No caso do firefox temos, por exemplo, o atalho CTRL+W que fecha o
separador corrente -- não estou a ver qual a mnemónica que podemos usar
para decorar esta command key.

É claro que as command keys também se podem traduzir -- aliás, como já
foi aqui referido, essa parece ser a política da microsoft portugal, por
exemplo.  Há vantagens e desvantagens nas duas abordagens:  traduzi-las
torna mais fácil a memorização de algumas das teclas por parte de alguns
utilizadores, principalmente daqueles habituados a usar produtos windows
em português, e torna a aplicação um pouco mais consistente;  não as
traduzir significa que os utilizadores que já usam firefox na versão
original não terão qualquer dificuldade de adaptação à tradução e que eu
posso utilizar um firefox em alemão, se eles usarem a mesma política
(nota: eu não sei alemão).

Pelos vistos, a política oficial é não traduzir as command keys, mas há
equipas de localização a desrespeitar esta política (penso que a
brasileira, por exemplo, é uma delas).  Como disse, numa mensagem
anterior, é minha opinião que num projecto desta natureza -- software
livre e extensível -- esta política faz sentido, evitando
inconsistências ao utilizar extensões (ainda) não localizadas em
conjunto com um firefox já localizado mas, como em todos os projectos de
software livre, acho que quem faz as coisas (neste caso, quem traduz o
firefox) tem a última palavra :)

> Se reparares até há uma grande
> inconsistência nas "access keys" no Firefox, dentro de cada menu há
> várias repetições da mesma letra o que mostra como caíram em desuso.

Na sequência do pedido do João Miguel Neves, fiz uma pesquisa rápida
pela interface do firefox, usando a versão 1.5.0.5 da tradução (aquela
que muda o nome da aplicação para Deer Park) e encontrei estes erros:

Menu Marcadores:
  Bookmarks Toolbar Folder  (não traduzido)
  Quick Searches  (não traduzido)

Consola de Javascript:
  Tudo (A)
  Avisos (W)
  Limpar (C)

Gestor de Marcadores:
  Menu Edit  (não traduzido):
    Undo  (não traduzido)
    Redo  (não traduzido)
    Cut  (não traduzido)
    Copy  (não traduzido)
    Paste  (não traduzido)
    Apagar (D)

Barra Localizar:
  Localizar anterior (P)

Diálogo Preferências:
  Avançado:
    Segurança:
      Lista de revogação (V)
      Verificação (também V)

Diálogo Abrir ficheiro:
  Adicionar (A)
  Abrir (também A)

Depois, há também vários casos em que provavelmente se poderiam escolher
novas teclas de acesso, mais adequadas à função e posição do item ou
opção, mas talvez seja melhor deixar isso para outra altura...

Cumps,

--
Antonio Manuel Dias
web site:  http://maracuja.homeip.net