[Firefox] Atalho para adicionar marcador

Antonio Manuel Dias ammdias gmail.com
Domingo, 9 de Julho de 2006 - 22:45:53 WEST

Olá.

Henrique Costa wrote:
> Temos o mesmo ponto de vista. E é também o ponto de vista da pessoa
> que   respondeu ao bug levantado no bugzilla que o António indicou antes
> "A tradução das teclas rápidas é uma parte importante do trabalho de
> tradução.

Essa frase refere-se às "access keys", aquelas letras que aparecem
sublinhadas nos menus e que indicam a tecla que se deve pressionar em
conjunto com ALT para aceder a esse item ou menu.  Essas *têm* de ser
traduzidas (com o risco de, se não o forem, aparecerem entre parêntesis
ao lado do item de menu).

O que estamos aqui a tentar decidir se se traduz ou não são as "command
keys", aqueles atalhos que fornecem o acesso directo a uma acção ou
comando, como o CTRL+C para a acção "Copiar".  Nestas, o ponto de vista
é também bem claro, não se devem traduzir:

<!-- LOCALIZATION NOTE : FILE Do not translate commandkeys -->

> Mais, eu não concordo que apenas os utilizadores avançados  se dão ao
> trabalho de decorar as teclas rápidas, todos os utilizadores que usam um
> programa intensamente acabam por as usar.

A grande maioria dos utilizadores de pc's que conheço continua a copiar
e colar usando o menu de contexto (acessível através do botão direito do
rato, para os dextros), mesmo nas situações em que têm de levantar as
mãos do teclado e pegar no rato.  E acho que todos concordamos que os
atalhos CTRL+C / CTRL+V são os mais conhecidos e utilizados...

Já agora, e como foi referido numa outra mensagem, também prefiro a
utilização de ligação/hiperligação a link -- ou queremos um firefox em
português ou não... mas não é isso que se está a discutir presentemente.

Cumps,

--
Antonio Manuel Dias
web site:  http://maracuja.homeip.net