[Firefox] Atalho para adicionar marcador

Antonio Manuel Dias ammdias gmail.com
Sábado, 8 de Julho de 2006 - 23:27:51 WEST

Olá.

Henrique Costa wrote:
> A minha primeira reacção foi de achar, tal como o Carlos que era muito
> mais prático usar as mesmas teclas rápidas, no entanto, pergunto: para
> o utilizador português profundo, será que ele tem de se lembrar das
> traduções de cada termo para se lembrar de que qual a tecla rápida a
> usar?

Muitos dos atalhos de teclado têm mesmo a ver com os nomes das acções
correspondentes em inglês, embora no caso em apreço isso não aconteça
(CTRL+D para Add Bookmark).  Por outro lado, também há muitos atalhos
que não têm nada a ver com nada -- tomemos, por exemplo, os conhecidos
CTRL+Z, CTRL+X e CTRL+V, que não têm qualquer correspondência com Undo,
Cut e Paste, respectivamente.

Eu acho que apenas os utilizadores avançados se dão ao trabalho de
aprender os atalhos de teclado e, a esses, tanto se lhes dá que eles
tenham a ver com uma palavra portuguesa como inglesa ou com nenhuma
palavra mesmo.  É muito mais importante não terem de aprender novos
atalhos sempre que mudam de versão do programa que usam.

Para além disso, como referi numa mensagem anterior, manter os atalhos
da versão original onde for possível (e em português devem ser raros os
casos em que não o é) irá ainda evitar problemas com extensões não
traduzidas que poderiam usar alguns atalhos comuns a uma eventual
localização para português pensando que eles estariam livres.

Cumps,

--
Antonio Manuel Dias
web site:  http://maracuja.homeip.net