[ANSOL CSI] Recomendações António Vitorino à Comissão Europeia Taxas Cópia Privada

Rui Miguel Silva Seabra rms 1407.org
Quinta-Feira, 31 de Janeiro de 2013 - 16:21:00 WET

On Thu, 31 Jan 2013 15:58:14 +0000
Paula Simoes <paulasimoes  gmail.com> wrote:

> É por causa do direito exclusivo. No caso das músicas licenciadas,
> podes usar a obra em vários dispositivos porque as lojas fizeram
> acordos com os detentores de direitos que autorizaram os vários usos.
> No caso do CD, os detentores de direitos não deram essa autorização,
> podes fazer a cópia porque a lei diz que sim.
>
> Claro que se entrares aqui com o DRM e considerares que os detentores
> de direitos podem impedir a cópia privada através do DRM e que o DRM
> serve para isso, então se os detentores de direitos não colocam DRM
> nos CD é porque estão implicitamente a dar autorização.

> [...]

Sim, mas isso parece diretamente retirado dos manuais de newspeak do
partido.

Isso não é um dano, os consumidores não contabilizam isso como um valor
mas como um direito.

Se tivessem que pagar toda e qualquer uma não pagavam e não faziam o
mesmo que no Reino Unido onde supostamente não podem fazer mas fazem.

Isso que ele diz nada altera a qualidade de "suposto, alegado e nunca
demonstrado dano", apenas está a tentar desviar a conversa da prova do
dano para uma alegada tautologia :)

Poderíamos reunir as críticas ao documento a apresentar uma reclamação
do trabalho de que foi incumbido ser unilateral e sem sustentação
legítima.

Rui