[ANSOL CSI] Petição sobre Cópia Privada

Marcos Marado mindboosternoori gmail.com
Domingo, 3 de Fevereiro de 2013 - 16:58:20 WET

On Saturday 26 January 2013 22:01:32 Rui Miguel Silva Seabra wrote:
> Olá,
>
> Segue URL para escrever o draft da petição. É largamente inspirado na
> petição do ano passado, requer algumas afinações, claro, sobretudo no
> que diz respeito aos valores cobrados.
>
> http://piratepad.eu/OYwhl8iksM

Eu retirava o ponto 1b, "É premissa falsa que a cópia privada seja uma mera
exceção do direito de autor". Apesar de não ser "mera", é verdade, também é
verdade que o enquadramento legal da cópia privada é, na verdade, uma excepção
do direito exclusivo do autor...

Eliminava também o ponto 4º: não só o problema não são os valores propostos,
mas sim a proposta de haver uma taxa, por si só, mas também porque se fizermos
a petição com a indicação de valores caímos no mesmo erro do passado: eles
mudam qualquer coisa e a petição já não se aplica à proposta...

No ponto 6a retiraria a parte do "comprar noutros países", porque, apesar de
me parecer impraticavel o controlo das importações, o que é verdade é que a
proposta contempla isso...

Preferia que não se falasse, no ponto 6b, de "pirataria" (muito menos usando
esse termo). Podemos falar genericamente de "recurso ao mercado paralelo" e
"fuga fiscal" que são realmente consequências possíveis para "fugir à taxa" na
compra de dispositivos como impressoras e discos rígidos.

Podíamos ainda acrescentar uma alínea sobre múltipla tributação... tenho um
particular repúdio pela taxa nos scanners, em que pagas no acto da
digitalização (scanner pagou taxa), mas a digitalização tem de ir para algum
lado (computador, disco rígido,... coisas que também pagam taxa).

--
Marcos Marado