RE: ARLA/CLUSTER: Concursos SÓ em SSB?

Quarta-Feira, 30 de Junho de 2010 - 12:44:54 WEST

Meu Caro Paulo Santos, CT1EWA.

Quero agradecer a tua vinda, que à muito tempo era aguarda, a este fórum.

Todas as opiniões são validas e sempre a ter em consideração e especialmente, a de quem, como tu, tem uma experiencia de muitos e longos anos acumulada.

Recordo-me também com enorme saudade esse excelente “Team do Sicó” (CT1FOH, CT1DYX, CT1FAK, CT1EKF, CT1DNF)com os quais tive a grata oportunidade de aprender muito daquilo que sei hoje.

Tenho imensa pena que hoje, muitos deles, não estejam mais activos pois o seu testemunho era e será sempre bem-vindo a esta discussões.

João Costa, CT1FBF

 ________________________________

De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de ct1ewa
Enviada: quarta-feira, 30 de Junho de 2010 11:51
Para: 'Resumo Noticioso Electrónico ARLA'
Assunto: RE: ARLA/CLUSTER: Concursos SÓ em SSB?

Um simples email de um radioamador menos afortunado, voltou pela “enésima vez” a colocar “á vista desarmada” as debilidades, vícios e discórdias dos radioamadores portugueses.

Não pretendo propiciar ou sustentar  polémicas, mas no meu entender, algumas respostas/opiniões a este email são estéreis no seu conteúdo e sem prestar qualquer esclarecimento técnico ao colega e demais interessados no assunto.

Acima de tudo, foi evidente o deficit de solidariedade.

É na minha avaliação, muito controversa a concepção da ideia da facilidade na aquisição de um equipamento de SSB, pois acredite-se ou não,  muitos radioamadores vivem em dificuldades lutando dia a dia para não perderem o emprego e/ou o magro salário que lhes permite viver no limiar da pobreza.

Tecnicamente não sou competente para suportar a minha opinião sobre os concursos FM/SSB, admito-o, mas alicerço a minha participação nesta discussão nas minhas convicções.

Considero que concursos de FM, SSB, Morse, PSK, RTTY… não se devem misturar.

Extraordinariamente há quem se contraponha aos concursos de FM E SSB em conjunto, mas não se inibe de lamentar  os de SSB  que não permitem o CW!?!

“Cada macaco no seu galho”, diz o ditado e se vamos competir, que seja com nós mesmos e com outros que inicialmente possuam condições idênticas às nossas e se for esse o nosso interesse, evoluir para obter melhores resultados.

Curiosamente o assunto potência de emissão, nunca foi objecto de discussão . Porque será?

No meu entender, a potência de emissão deve ser considerada nas classificações dos concursos, devendo necessariamente existir classes distintas: QRP, 100W e superior a 100W dando com isso mais rectidão às classificações.

Fui daqueles que por não possuir equipamento SSB, só tive ensejo de participar, durante muito tempo,  em concursos com equipamentos emprestados e é com saudade que recordo o “Team do Sicó”  (CT1FOH,CT1DYX,CT1FAK,CT1EKF,CT1DNF) do qual integrei e por isso tive a oportunidade de participar nos meus primeiros concursos do Campeonato de Espanha.

Pessoalmente e a título informativo, desfruto  mais ao alcançar um contacto  em FM do que em SSB, exemplo: dá-me maior agrado fazer um contacto com EA8 ou CT3 em FM do que em SSB.

Respeito no entanto quem não entenda assim e não sinto necessidade de fazer avaliações de carácter nem comparações a equinos, aos que têm outra opinião diferente da minha.

Por opção interrompi temporariamente a minha participação em concursos do Campeonato URE.

Fui acusado (com justiça) de “fazer barbas”, segundo alguns a todo o país (como se eles também o não fizessem) e para não prejudicar  ninguém, nem me arreliar,  “arrumei a trouxa” e fiquei em casa.

Continuei no entanto, a  participar em alguns concursos de FM e  não dei conta de situações análogas às que constantemente acontecem em SSB, de desrespeito pela ética e pelos outros radioamadores concorrentes, que o anseio de obter mais uns pontinhos leva muitos a cometer.

Não pretendo ser juiz de ninguém nem das suas causas,  mas está na hora de alguns perderem o medo de olhar e enfrentar o “espelho”…eu já o perdi!

73’s

CT1EWA - Paulo Santos

Apartado 415

2430-905 Marinha Grande, Portugal

QTH Locator : IM59NS

CQ Zone: 14  /  ITU Zone: 37

ARAL#37, EPC#5619 / PT10,  30MDG#1693, REP#995