Re: ARLA/CLUSTER: Porque não? Polarização circular nos repetidores

Radiophilo radiophilo gmail.com
Quarta-Feira, 16 de Junho de 2010 - 19:20:34 WEST

Caros colegas,

Não podia estar mais de acordo com o Pedro nas suas considerações a
propósito da lei, e encaro este assunto sob três aspectos distintos.

1. Tenho alguma dificuldade em compreender algumas restrições sobreviventes
à legislação anterior, nomeadamente no que toca à polarização das antenas e
proibição de interligação de repetidores.
É certo que tem que haver alguma ordem, mas penso que os amadores deveriam
ter mecanismos próprios de gestão dos seus meios. Parece-me bizarra e
inadequada esta intervenção da regulador.

2. Recordo os colegas que a evolução da legislação sobre as
radiocomunicações em geral e sobre o radioamadorismo em particular tem
sofrido uma evolução muito significativa ao longo dos últimos 30 anos,
passando de uma perspectiva monopolista do estado e de protecção desse mesmo
monopólio, nomeadamente nas vertentes económica e de segurança, para uma
outra de liberdade e responsabilidade. Talvez que estes fósseis de
anteriores legislações e de outros tempos possam vir ainda a ser
completamente erradicados num futuro próximo.

3. Finalmente, queria recordar também o interessantíssimo artigo que nos
trouxe aqui há dias o João Costa sobre "O Radioamadorismo e a Democratização
Tecnológica", em particular o artigo do
W2VU<http://www.cq-amateur-radio.com/cq_zero_bias/2010/0610_zero_bias.pdf>.
É nesta perspectiva que a iniciativa do Pedro merece toda a nossa atenção, *sem
consideração* à lei.

Cumprimentos,
António Vilela
CT1JHQ