Re: [ANSOL-geral] Investigação da Universidade do Minho

Diogo Constantino diogoconstantino sapo.pt
Domingo, 28 de Abril de 2019 - 16:10:01 WEST

Olá Elsa!

Antes de mais agradeço que estejas a fazer investigação nesta área, acho
que é uma área que precisa de muito mais gente a fazer investigação, mas
eu não vou colaborar da forma que tu estás à espera.

Eis porque eu não vou preencher o teu formulário:

Muitas das pessoas que se preocupem com Direitos Digitais, como por
exemplo a Privacidade, não vão querer usar serviços do google como o
google forms, e ainda menos quando são recolhidos dados pessoais e opiniões.

O google não é uma entidade em que queira confiar os meus dados e vou
evitar ao máximo utilizar os seus serviços e ainda mais dar-lhes dados
pessoais.

Além da minha preocupação para com o google, também não me sinto
confortável com ceder dados pessoais sem que antes me esclareçam
exactamente quem vai ter acesso a eles e para que fins vão ser usados.

As minhas sugestões para te ajudar

Se queres recolher esses dados recomendo-te que antes de mais cries uma
política de privacidade e que disponibilizes aos utilizadores formas de
gerir os seus direitos. Eu sei que isto é um trabalho extra para ti. Mas
na minha opinião cabe à Universidade do Minho desenvolver templates e
ferramentas para que os seus investigadores não precisem de fazer um
esforço considerável para fazer o que realmente é o seu trabalho e cabe
ao Estado apoiar as Universidades neste esforço.

Como alternativa ao google forms, sugiro-te que utilizes o serviço
Framaforms (https://framaforms.org/).
O Framaforms é um serviço online e gratuito oferecido por uma associação
francesa, chamada Framasoft. Os objectivos da Framasoft são promover o
Software Livre e a Privacidade.
O Framaforms não é tão amigável como o google forms, mas eu aceito essa
troca como compromisso sem nenhuma exitação quando preciso de fazer este
tipo de coisas.

Espero que apesar de não ter respondido da forma que esperavas que te
respondessem que ainda assim eu tenha feito algum tipo de contribuição
com valor para ti e para os outros elementos desta lista.

Cumprimentos
Diogo