[ANSOL-geral] [corrigido] software livre o software mais seguro do mundo!

Fernando Negro ferneg205 mail.com

Olá, José Sebrosa.

Sim. Entre as duas hipóteses que tem o comum cidadão, obviamente que o melhor é usar sempre Software Livre. (Falo de quem, como eu, apenas usa computadores pessoais ou servidores públicos para coisas simples.)

Mas, penso também que o ideal em situações em que a Segurança é *fundamental* (i.e. mesmo muito importante) será optar por uma "terceira via"... Que é, torná-lo "livre" apenas entre quem é responsável pela segurança da organização que se quer segura - e não publicar a sua fonte fora de tal grupo restrito.

(Eu é que, se fosse governante, nunca teria sistemas operativos livres em centrais nucleares, redes informáticas usadas por serviços secretos etc.)

É mesmo a única situação, excepcional, que vejo em que não recomendaria o uso de Software Livre - pelo menos, de um modo em que soubessem outros que se estava a usar tal software. Parcialmente livre, sim - pois, tem óbvias vantagens. Mas, não totalmente.

(Para, dentro do possível, evitar coisas como estas: https://www.theverge.com/2014/8/7/5977885/hackers-made-irans-nuclear-computers-blast-ac-dc + https://twitter.com/EstulinDaniel/status/946406546434547712)

Cumprimentos.