[ANSOL-geral] Loja hardware e software Unix/Linux friendly (nacional)

Pedro Ângelo pangelo void.io
Segunda-Feira, 5 de Março de 2018 - 15:16:09 WET

On Mon, 5 Mar 2018 01:08:54 +0000
sacano id <sacanoid  gmail.com> wrote:

> aqui a questão é quais destas MOBO não requerem flash externo e cuja
> substituição pode ser feita atraves de software?
> quais é que serão as mais faceis de flashar?

A coluna F da tabela significa "Board supported by
[flashrom](http://flashrom.org) (Y/N)?"

> em relação ao hardware mais compativel com Unix/Linux pode ser usado
> o "The Unix Hardware Buyer HOWTO" para consulta ou esta
> desactualizado? de acordo com o "The Unix Hardware Buyer HOWTO" quais
> as conclusões que se tiram? qual é o melhor hardware?
>
> Thanks

Esses guias são um bom ponto de partida, mas por muito esforço
voluntário que se aplique em mantê-los, vão necessariamente estar sempre
algo desfasados da realidade.

O que eu costumo fazer é escolher os componentes que quero usar e
depois procurar para cada um deles qual o grau de suporte no kernel e
no sistema operativo que quero usar. O wiki do Debian tem uma secção
["Installing Debian On"](https://wiki.debian.org/InstallingDebianOn/)
que me tem dado muito jeito.

Um abraço,
P.