[ANSOL-geral] Procuro organizações/coletivos que ofereçam infra-estrutura

Diogo Cordeiro diogo indie.host
Terça-Feira, 20 de Junho de 2017 - 17:31:03 WEST

Viva,

(pf avisem-me se esta lista não servir para este tipo de pedidos, já que
sou novo aqui e não encontrei regras de funcionamento em lado algum)

Integro a equipa de IndieHosters e procuro alguém que ofereça serviços
(IAAS) de disponibilização de máquina (física ou virtual) para instalar
https://github.com/indiehosters/libre.sh e poder disponibilizar online
gratuitamente - temporariamente ou não - ou a preços equilibrados,
aplicações online a organizações/coletivos com que me revejo.

Procuro uma VM alojada em servidor físico cá em PT, o mais perto
possível da zona de Sintra, idealmente alimentado a energia renovável e
gerido num grupo equiparado a PME, para promover economia local e a
descentralização da Net. Interessa-me um serviço que assegure a
privacidade e a disponibilidade o mais perto dos 100% possível.

A visão é vir a montar um projeto que fará parte de um futuro coletivo
de organizações IndieHosters e que é auto-sustentável.

Alguém conhece quem pode oferecer este serviço ou quem teria a
disponibilidade (e projeto) para iniciar um projeto desde âmbito?

***Para quem gosta de mais contexto

Tenho estado envolvido em diversos projetos que visam alternativas que
no meu entender promovem o mais possível um bem-estar comum.

Como alguns deles estão em fase de arranque, gostava de poder oferecer
gratuitamente e temporariamente a possibilidade de terem algumas apps
online. Infelizmente a equipa técnica do IndieHosters é ainda pequena e
não tem muita disponibilidade para os meus recorrentes pedidos de
serviços gratuitos, mesmo que eu ache que têm potencial futuro e eu
tenho vindo a preferir alimentar a economia local de proximidade
física/presencial também.

Estou assim a querer (tenho cooperado com a equipa há algum tempo) abrir
uma espécie de filial da Indiehosters (vejam https://indie.host/) cá em
PT, incentivando à descentralização da Internet, e procuro uma
organização/coletivo que esteja já no terreno que ofereça recursos
físicos e apoio técnico no que toca à gestão dos mesmos, e assegure a
segurança dos servidores. Como me interessa incentivar economia local,
interessa-me servidores principais o mais perto da zona de Sintra
possível e alimentado a energia verde.

O que preciso em concreto para já é pelo menos uma VM onde instalar
https://github.com/indiehosters/libre.sh . A ideia é poder gerir e
escolher eu próprio apps a instalar ali e montar negócio de
instalação/manutenção/consultoria em software livre.

Para já quero eu aprender a instalar e montar o processo, e a ideia é
vir também a cooperar com alguém na prestação destes serviços, pelo que
se alguém se quiser aventurar por este mundo avise. (Eu só quero um
sitio onde posso instalar online o que quiser e disponibilizar a quem
quiser e assegurar a privacidade e disponibilidade das aplicações e
dados associados. Claro que se pelo caminho puder assegurar a
auto-sustentabilidade do projeto, melhor). Se é verdade que tenho gosto
em saber e perceber da parte técnica, o meu interesse é posicionar-me
mais na vertente humana e organizacional e potenciar soluções que me
parecem fazer sentido em termos socio-ecológicos.

Obrigado pela vossa atenção,

--
Diogo Cordovil S. Cordeiro
tlm: (+351) 919950359