[ANSOL-geral] Lisboa: The School of Rock(ing) EU Copyright

Marcos Marado mindboosternoori gmail.com
Domingo, 6 de Agosto de 2017 - 21:55:44 WEST

.Está actualmente em discussão na União Europeia uma reforma da
legislação de direitos de autor. Estas reformas são raras, os seus
efeitos costumam perdurar por muitos anos e as consequências das
decisões que forem tomadas terão um impacto directo na vida de todos
os cidadãos.

Em cooperação com a EDRi, COMMUNIA e Wikimedia, a D3 está a organizar
um workshop dedicado à reforma europeia do direito de autor, os seus
desafios, perigos e oportunidades.

O que pensas de vir a ter todos os teus memes, textos de blog ou
vídeos privados filtrados por uma máquina europeia de censura? O que
achas de não poderes fazer cópias dos teus próprios conteúdos
culturais? De que forma o direito de autor afecta a liberdade de
expressão no nosso dia a dia? E acima de tudo, o que podemos fazer
para, juntos, mudar esta situação em que multinacionais falam em nome
dos autores e limitam os nossos direitos fundamentais?

Os objectivos da School of Rock(ing) EU Copyright passam por “abanar”
os participantes e por formar uma equipa de “copyfighters” para lutar
pelos direitos dos utilizadores na agenda legislativa europeia. Vamos
debater sobre quais são os assuntos mais preocupantes para o interesse
público e sobre o que podemos fazer para trazer o tema para o espaço
público, de forma a chegar aos cidadãos e políticos, quer a nível
europeu, quer a nível nacional.

The School of Rock(ing) EU Copyright decorrerá em Lisboa, nos dias 20
e 21 de Outubro de 2017 (final de tarde de sexta-feira e Sábado
durante todo o dia).

O workshop é destinado a cerca de 15 participantes, sendo leccionado
em inglês. Está disponível apoio financeiro para despesas de
deslocação e alojamento.

As inscrições já estão abertas, em
https://direitosdigitais.pt/comunicacao/22-noticias/27-inscricoes-abertas-the-school-of-rock-ing-eu-copyright
.