Re: [ANSOL-geral] O DRM e o Software Livre - gravação

José Sebrosa sebrosa artenumerica.com
Quarta-Feira, 25 de Maio de 2016 - 05:11:48 WEST

Fiz um índice conforme fui ouvindo. Não está revisto. Deixo aqui como
está, para o caso de ser útil como ponto de partida para algo melhor.

Há muito espaço para melhoramentos, por exemplo na descrição resumida
que fiz de cada trecho.  Aliás, os autores são as pessoas mais indicadas
para fazer esses resumos.

O índice ajuda pelo menos a mitigar o problema da secção com ruído, pois
ela está identificada.

Cumprimentos,
José Sebrosa

Índice do debate ANSOL/DRM:
1- Introdução do Moderador Rui Guimarães (00:00 - 02:48)
2- Marcos Marado explica o que é o Software Livre (02:48 - 08:20)
3- Marcos Marado explica o que é o DRM (8:20 - 11:00)
4- Moderador pergunta e Marcos Marado responde sobre relação
DRM/Software livre (11:00 - 15:25)
5- Moderador aprofunda a pergunta anterior (15:25 - 16:20)
6- Paula Simões sobre o direito do autor restringir o acesso e uso da
obra, sobre usos livres das obras e sobre o DRM anular os usos livres
(16:20 - 22:36)
7- Moderador pergunta sobre desvantagens dos autores cederem acesso às
obras (22:36 - 24:20)
8- Rui Seabra com problemas de som (24:20 - 24:56)
9- Marcos Marado sobre a intervenção da Paula (6) acrescentando exemplos
de DRM limitar usos livres (24:56 - 29:37)
10 - Rui Seabra sobre DRM não impedir mera cópia mas de facto controlar
acesso à obra, e por isso efectivamente proibir o software livre (29:37
(palha) 30:05 - 33:50)
11 - Moderador pergunta sobre o que perde o cidadão comum com DRM e Rui
Seabra responde (33:50 - 35:23)
12 - JMCE (José Esteves) sobre Código como Lei (35:23 (palha) 35:46 - 38:05)
13 - Paula Simões com mais exemplos dos problemas do DRM: Amazon vs.
Ascet etc. (38:05 - 43:10)
14 - Manuel Silva faz uma defesa do interesse dos autores e argumenta
que DRM não deve ser alvo de posição oficial da ANSOL (43:10 - 51:36)
15 - Moderador resume pontos referidos e lança pergunta de se DRM é a
única maneira de proteger as obras (51:36 - 54:26)
16 - Paula Simões responde a questões do Manuel Silva e diz que ANSOL
deve ter posição quanto a algo que proíbe as pessoas de usar software
livre (54:26 - 56:01 / (cortes com muito ruído) / 58:30 - 1:02:42)
17 - Moderador questiona sobre se será aceitável um autor recusar que
seja usado software livre para ver uma sua obra (1:02:42 - 1:03:16)
18 - José Esteves argumenta que a ANSOL deve ter posição contra o DRM
(1:02:42 - 1:07:10)
19 - Pedro Lereno sobre a sua experiência com utilizador tanto de
software livre como proprietário, e sobre a importância deste no
financiamento daquele (1:07:10 - 1:11:42)
20 - Moderador pergunta se haverá espaço para todos, livre e
proprietário, com e sem DRM (1:11:42 - 1:12:04)
21 - Manuel Silva com breves respostas e esclarecimentos à Paula Simões,
e com novos argumentos a favor do DRM (1:12:04 - 1:18:16)
22 - Moderador resume pontos e pergunta se os autores terão afinal o
direito de proteger o seu lucro via DRM, para assim se proteger o
mercado (1:18:16 - 1:19:21)
23 - Rui Seabra fala da diferença entre poder e direito e argumenta pela
oposição da ANSOL ao DRM (1:19:21 - 1:23:22)
24 - Marcos Marado clarifica conceitos e temas apresentados, e finaliza
a defender a oposição ao DRM (1:23:22 - 1:39:41)
25 - Rúben Mendes defende a oposição ao DRM (1:39:41 - 1:42:37)
26 - Pedro Lereno acrescenta exemplos do ponto de vista dos autores
(1:42:37 - 1:44:27)
27 - Marcos Marado responde ao Moderador sobre se a ANSOL se deve ou não
opôr a tudo o que não possa ser integrado em software livre e há um
diálogo calrificando algumas questões sobre o funcionamento do DRM e sua
comparação com restrições presentes em software proprietário (1:44:27 -
1:52:11)
28 - Paula Simões esclarece afirmações do Pedro Lereno sobre
funcionamento do DRM (1:52:11 - 1:54:29)
29 - Rui Seabra insiste no facto de os utilizadores de software livre
serem proibidos de aceder a conteúdos protegidos por DRM e centra o
debate no tema agendado (1:54:29 - 1:58:02)
30 - Pedro Loureno responde à Paula Simões e ao Rui Seabra (1:58:02 -
2:00:58)
31 - Manuel Silva em resposta ao Rui Seabra sobre o facto de os
utilizadores de software livre serem proibidos de aceder a conteúdos
protegidos por DRM, e sobre qual deve ser a posição oficial da ANSOL
(2:00:58 - 2:04:43)
32 - Moderador encerra (2:04:43 - 2:06:20)