RE: [ANSOL-geral] Apelo — Pela defesa dos direitos digitais em Portugal

Eduardo Santos eduardoflsantos hotmail.com
Segunda-Feira, 20 de Junho de 2016 - 23:15:50 WEST

Obrigado pelo feedback.

@Marco e @Paula, irei tratar de fazer isso ;)

@Rui,
√Č verdade que o PP tem um √Ęmbito de actua√ß√£o parecido no que diz respeito aos temas que aborda, isso acontece tamb√©m noutros pa√≠ses. Mas a natureza da organiza√ß√£o √© diferente, √© um partido pol√≠tico (ou pretende ser, no nosso caso), bem como os seus objectivos. O programa do PP, por natureza, ir√° sempre bem mais longe (na perspectiva da ideologia que defendem) do que uma organiza√ß√£o de defesa dos direitos digitais (ou como lhe queiram chamar).

 Uma iniciativa de natureza civil ter√° maior facilidade em congregar um maior n√ļmero de pessoas, por um lado porque consegue abranger pessoas que se situam politicamente muito longe do que √© defendido por um PP, e, por outro lado, porque mesmo de entre as que est√£o mais pr√≥ximas daquilo que defende um PP, a verdade √© que nem toda a gente quer ser associada a um "Partido Pirata", pelas mais variadas raz√Ķes.

Mas, se vires bem, o MPP est√° morto. Posso estar a dizer um disparate por estar mal informado, e corrijam-me se assim for, mas o que mostra c√° para fora √© um site quase sem conte√ļdo, com os f√≥runs fechados h√° meses (ou anos?). Pelo site n√£o d√°, mas se fores pelo google ainda consegues aceder ao f√≥rum, e o cen√°rio √© desolador. Ou se fecharam em si e moveram a comunidade para outro lado, ou n√£o resta comunidade alguma.

E vamos l√° ver uma coisa, se n√£o se conseguiu criar um PP em Portugal at√© agora, √© pouco prov√°vel que se consiga, de futuro. N√£o sei dizer por que motivo assim √©, quando l√° fora outros houve com sucesso. Mas, na minha opini√£o, um PP acaba por surgir de forma algo natural em sociedades em que as pessoas est√£o sensibilizada para os temas que eles defendem (e que acabam muitas vezes por coincidir os das organiza√ß√Ķes civis, existindo um certo alinhamento de interesses e ideias). N√£o √© o caso da nossa sociedade. Ningu√©m est√° sensibilizado para estes temas. Fora da ANSOL, o feedback que consegui, noutros locais como o Reddit, foi pr√≥ximo do zero ;) . A sensibiliza√ß√£o do resto da sociedade para estes problemas que valorizamos ser√° sempre o nosso objectivo primordial, a meu ver.
Portanto o que eu diria a um membro do PP, √© que ele seria bem vindo a uma organiza√ß√£o deste g√©nero, porque abordar√° temas que muito provavelmente lhe interessam. Mas s√£o coisas distintas, com objectivos muito distintos, e uma n√£o impede a exist√™ncia de outra. De resto, esta sobreposi√ß√£o acaba por acontecer com outras organiza√ß√Ķes que n√£o o PP.

Cumprimentos,
ES

Um anexo em HTML foi limpo...

Mais informaÁűes acerca da lista Ansol-geral