Re: [ANSOL-geral] Balanço 2015/Perspetivas 2016: ESOP reconhece maturidade e aponta 5 desafios para open source - SAPO Tek

Diogo Constantino diogoconstantino sapo.pt
Sexta-Feira, 8 de Janeiro de 2016 - 10:31:12 WET

De facto é uma boa ideia.

Relativamente aos desafios para o Software Livre na Administração
Pública, acrescento ainda o seguinte:

Este ano pude observar por dentro uma entidade pública.
Pude concluir que há ainda muito por fazer. Não acho que no caso
especifico que observei haja falta de vontade por parte dos funcionários
(aliás vi que tomaram a iniciativa de propor mais e melhor). Mas a falta
de tempo, a falta de conhecimentos (sobre algumas tecnologias e sobre
novos paradigmas) e a falta de recursos financeiros, impede-os de fazer
tudo de forma apropriada.

Acho que faz falta colmatar estas insuficiências. As prioridades faz
falta que haja uma organização pública que acompanhe de mais perto todas
as outras e oportunidades para que o pessoal tenha formação. E talvez
alguma simplificação burocrática e de novo formação mas sobre as leis e
regulamentos.

Após serem criadas as condições reais para que haja cumprimento, haja
responsabilização, sobre o cumprimento. As instituições deviam criar e
executar um plano de correcção de falhas, que o público pudesse
acompanhar para poder avaliar o esforço e responsabilizar politicamente
quem tivesse que ser responsabilizado.

cumprimentos
Diogo