[ANSOL-geral] Projectos e actividades. Conta-nos o que andas a fazer...

Marcos Marado mindboosternoori gmail.com
Sexta-Feira, 4 de Dezembro de 2015 - 18:21:23 WET

Boas,

> Olá.
>
> Fico contente em saber que há portugueses a contribuir para projectos
> desses.
>
> Da minha parte já enviei alguns patches para o ReactOS, mas nada de
> especial.
> Também uma vez corrigi um "buffer overflow" no Bochs.
> Nada mais. Às vezes é difícil uma pessoa ganhar interesse suficiente num
> projecto em específico a ponto de conseguir contribuir.

Na minha experiência, o que custa é começar.

Encontrar um projecto que gostemos, começar com pequenas contribuições,
depois começar a conhecer e estar mais à vontade com o código até começar
a contribuir mais regularmente...

Mas existe um enorme manancial de projectos óptimos para começar a
"ganhar balanço": tipicamente projectos de pequena dimensão.
Dando um exemplo: no Porto os nossos amigos do Date With Data[1] juntam-se
uma vez por mês, com um tema e um tópico, e invariavelmente todos os meses
nascem dali novos projectos -- e suponho que quase a totalidade deles em
software livre. A dificuldade óbvia que encontro no modelo é exactamente a
manutenção dos projectos: eles acabam por ser do conhecimento quase
exclusivo de quem participou naquele Date With Data, e quem os iniciou
tipicamente tem mais que fazer do que dar-lhe a atenção devida durante o
mês.
No mês seguinte, estarão provavelmente a começar um novo projecto, em
vez de dar continuidade ao anterior.
Por outro lado, isso significa que aquele evento é um "gerador de pequenos
projectos interessantes de software livre", todos eles numa fase em que é
ainda
tudo muito simples -- e por isso simples contribuir.

Outro sítio onde é fácil encontrar projectos de "entrada fácil" é nos sites
de
repositórios de código (ex: github). É comum encontrar lá pequenos
projectos, e alguns
inacabados, outros com poucas funcionalidades, outros com falta de
documentação ou
alguns bugs para resolver. Abrir issues, fork'ar e fazer pull requests
nunca foi tão fácil.
Não sabem por onde começar? Vejam o perfil de um amigo vosso lá, vejam a
lista de
repositórios que ele tem ou onde contribui, leiam as descrições. Parece
interessante?
Experimentem. Gostaram? Oh, encontraram um problema? Abram um issue, ou
tentem
resolvê-lo! Não encontraram um problema mas lembraram-se que era fixe
aquela ferramenta
fazer também mais qualquer coisa? Não, parece perfeito? Então e ver se tem
issues
abertos? Há sempre melhorias a fazer...

Enfim, vivemos em tempos interessantes. Ouço, percebo, e sinto o mesmo,
quando pessoas
se queixam de não ter tempo para dedicar ao software livre tanto quanto
gostariam. Mas
arranjar coisas para fazer ou projectos para contribuir? Nah, o software
livre nunca teve tanto
"low-hanging fruit"! :-)

[1] http://datewithdata.pt/

--