[ANSOL-geral] DRM no firefox

Manuel Silva msilva portolinux.net
Terça-Feira, 20 de Maio de 2014 - 14:00:32 WEST

Olá,

nunca pensei que Firefox incluir DRM daria para uma tese tão grande. A
minha leitura é simples: liberdade. A mesma liberdade que me permite
ter acesso ao código-fonte e distribuir um software sob licenças
livres, é a mesma liberdade que uma pessoa tem para ver uma série no
Netflix ou em qualquer outro serviço de streaming on-line. Se um
software livre lhe restringe o acesso a esse conteúdo, a pessoa que
pretende gozar da liberdade de aceder a esse conteúdo simplesmente não
vai usar esse software e vai usar outro.

Se, por incluírem sistema de DRM, vão afectar a minha liberdade (de
ver o código ou de distribuir o software), aí sim, preocupo-me. Se vão
incluir mais uns bytes que vão permitir que mais gente tire partido
daquele software mas que não me vão afectar rigorosamente nada, não
vejo qualquer problema nisso. À partida não vou tirar partido desse
sistema de DRM mas o simples facto de saber que, se me apetecer (e se
os serviços algum dia chegarem a Portugal), posso usar o meu browser
preferido, no meu sistema operativo preferido, para ver uma série num
serviço on-line, perfeito; caso não possa, lá terei de recorrer a
outro browser e, no limite, a outro sistema operativo.

E são estes os meus 2 cêntimos sobre esta questão.

Cumprimentos,
Manuel Silva