[ANSOL-geral] Glossário Português

Ricardo Lafuente bollecs sollec.org
Quarta-Feira, 5 de Junho de 2013 - 01:00:35 WEST

Biba,

On 06/04/2013 05:19 PM, Ricardo Pinho wrote:
> Obrigado Manuel Montecelo! Vou tentar o contato sugerido...
>
> Depois de uma rápida analise dos apontadores sugeridos encontrei mais
> uns glossários:
> http://quark.fe.up.pt/cgi-bin/orca/glossario
> http://lenionet.com/dic/dic.php

Obrigado pelas referências, isto é precioso. Talvez na wiki da ANSOL se
pudesse albergar o conjunto destes recursos?

Cá no norte também estamos a embarcar nas traduções de documentação
técnica (do flossmanuals.fr), e ter acesso à experiência coletiva dá
mesmo jeito. Na área gráfica, especialmente na tipografia, há um défice
enorme neste setor, e as traduções pt-PT das ferramentas de desenho e
edição não costumam bater certo entre elas.

> (...)
>
> Num país tão pequeno, devia ser facil organizar um glossário comum/único
> para ajudar a quem se aventura na tradução:
> Porque "Consistency Matters" = A consistência é fundamental!!!

Há o risco disto: http://xkcd.com/927/

Um bom compromisso seria um recurso que reunisse as várias
possibilidades e variantes de tradução, onde cada pessoa se possa
orientar segundo as diretivas linguísticas que for preferindo.

:r