Re: As assembleias de voto portuguesas são uma burla Re: E-Voting de origem nacional Re: [ANSOL-geral] Fraude eleitoral no voto electrónico no Rio de Janeiro

Gonçalo Valverde goncalo.valverde gmail.com
Quarta-Feira, 17 de Julho de 2013 - 09:39:14 WEST

Não poderia discordar mais da afirmação de que as assembleias de voto são
uma burla.

Já foi membro de várias e tenho a certeza que garantindo-se a pluradidade
dos membros das membas, e excluindo algum erro humano as mesmas são a forma
mais correcta de validar a votação. Claro que isto depois depende de quem
está nas mesas e da consciencia de cada um, no entanto naquelas onde estive
a votação foi confirmada *SEMPRE* por vários dos membros da mesa.

Agora claro que como referi acima tudo depende de quem está nas mesas e da
sua consciencia. No entanto o sistema actual e garantindo a pluralidade dos
membros das mesmas a fraude eleitoral que distorça significativamente os
resultados é muito maís difícil que um sistema electrónico. No sistema
presente era preciso que um número significativo das mesas estivesse de
acordo em efectuar a burla ou efectuassem o mesmo erro sistemática, ao
passo que num sistema electrónico basta uma alteração (intencional ou não)
para afectar todas as mesas.

Como tal não é de estranhar que quem tenha estudado os sistemas
electrónicos de votação e esteja ligado à área coloque bastantes reservas
quanto aos mesmos.