[ANSOL-geral] Spotify - Um novo mundo se abre para a musica!

Ricardo Lafuente r manufacturaindependente.org
Quarta-Feira, 18 de Dezembro de 2013 - 20:06:50 WET

Vivam,

On 12/18/2013 07:36 PM, Ricardo Pinho wrote:
> Boas noticias, para variar... ;-)
>
> Sempre que se derrubam barreiras com novas soluções para antigos
> problemas, novos mundos se abrem e novos horizontes se alcançam.
> Quem imaginaria há um par de anos que seria possivel ouvir qualquer
> musica que se deseja, de forma gratuita e legal? Sim, isso é hoje
> possivel no,

O Spotify surgiu em 2008, já há algum tempo que se fala do assunto...

E "qualquer música que se deseja" é um franco exagero. Existem muitos
géneros periféricos ao mainstream que não são servidos, de todo, pelo
cardápio do Spotify.

> Depois disto o mundo da musica nunca mais será o mesmo! Para melhor!

Infelizmente, o mundo da música continua o mesmo. O Spotify existe
apenas porque os grupos de media que detêm as labels o permitem, e
fazem-no retirando boa parte das margens que este género de serviços
poderia ter. O facto de só existir um serviço deste tipo, e não
centenas, mostra o quanto o mercado continua dominado e estrangulado
pelos suspeitos do costume.

Ah, e usa DRM.

> E os artistas saem a ganhar!
> http://www.spotifyartists.com/welcome-to-spotify-for-artists/

Os próprios artistas têm dito repetidamente que isto não é verdade. O
Thom Yorke referiu há uns meses: "Make no mistake, new artists you
discover on Spotify will not get paid. Meanwhile shareholders will
shortly be rolling in it. Simples."

Em vez de indicar fontes, aqui segue uma referência para a melhor, onde
podes encontrar inúmeros relatos de artistas nada eufóricos:
http://en.wikipedia.org/wiki/Spotify#Criticism

E finalmente, o Spotify é software inequivocamente proprietário. Creio
que não estou a ser picuinhas ao dizer que não me parece o género de
anúncio que encaixe no âmbito desta lista.

:r