Re: [ANSOL-geral] Precarios Inflexiveis, Blogs e Liberdade de Expressão

Rui Miguel Silva Seabra rms 1407.org

On 05/24/2012 03:51 PM, Rui Maciel wrote:

> Ok, aponte-se ao certo as incorrecções.

> Essa crítica não tem fundamento. Essa distinção entre cidadãos e
> empresas é irrelevante devido ao conceito de pessoa jurídica. Na própria
> sentença é indicado que o direito ao bom nome e reputação também cobre
> pessoas colectivas. Como é que a constituição portuguesa é violada ao
> não ser permitido que uma empresa seja difamada?

Não tens razão, precisas de ler a constituição.

http://www.parlamento.pt/Legislacao/Paginas/ConstituicaoRepublicaPortuguesa.aspx#art26

              Artigo 26.º
              Outros direitos pessoais

      1. A todos são reconhecidos os direitos à identidade pessoal, ao
    desenvolvimento da personalidade, à capacidade civil, à cidadania,
    ao bom nome e reputação, à imagem, à palavra, à reserva da
    intimidade da vida privada e familiar e à protecção legal contra
    quaisquer formas de discriminação.

Qual é o título do Artigo 26? "Outros direitos pessoais". Empresas não
têm identidade pessoal, nem personalidade, nem capacidade civil (eg
votar), nem bom nome e reputação [no contexto deste direito
constitucional], nem vida privada e familiar, nem sexo, religião, raça,
etc... para discriminar.

Rui