[ANSOL-geral] Netbook Insys à venda com Ubuntu... mas sem suporte para o hardware gráfico em Linux.

Marcos Marado mindboosternoori gmail.com

Boas,

On Tuesday 22 May 2012 12:13:00 João Ricardo Sares Teles de Matos wrote:
> Concordo que é sempre bom existirem mais PCs à venda sem SOs
> proprietários pagos, mas isto não deve ser feito à custa do consumidor,
> que é levado a pensar que está a comprar um sistema funcional só para
> vir a descobrir a seguir para o usar precisa de adquirir e instalar um
> desses mesmos SOs.
>
> Ou vendem sem SO, que deixa bem claro a necessidade da aquisição do
> mesmo, ou vendem com um SO Livre *compatível*.

Tenho de concordar contigo. Pelo teu e-mail inicial não me apercebi que o
portátil vinha sem o output VGA e HDMI a funcionar: realmente vender hardware
com software, e o software não suporta o hardware que é vendido... é mau.

> Obrigado pela recomendação.
>
> Eu já conhecia ambos os modelos, mas quando soube deles já foi tarde
> demais e agora não os encontro à venda em lado nenhum.

Realmente também já não os encontro. Mas pelo site da Asus tudo me leva a crer
que pelo menos o R011PX ainda está à venda. Talvez perguntando directamente à
Asus?

> Agora não sei é se devia esperar por portáteis com baterias de nanofios.
>
> FYI:
> http://www.element14.com/community/docs/DOC-42719/l/nanowire-battery-can-ho
> ld-10-times-the-charge-of-existing-lithium-ion-battery

Pelo que andei a ver, isso ainda está muito na fase de R&D... há expectativas
de ter uma coisa dessas no mercado, em breve?

Marcos Marado