Re: [ANSOL-geral] Precarios Inflexiveis, Blogs e Liberdade de Expressão

Rui Maciel rui.maciel gmail.com

On 05/24/2012 12:40 PM, J M Cerqueira Esteves wrote:

> A lei existente não define a moral, a evolução legislativa nos EUA está
> a queimar vergonhosamente a Primeira Emenda (e o resto da Bill of
> Rights), e o acima sugere que não fui lido com grande atenção.

Se subtrairmos do mapa Portugal e os EUA nós continuamos com cerca de
190 países, alguns dos quais não se situam do outro lado do mundo ou de
oceanos.  Com certeza conseguimos fazer melhor que isso.

Por isso, talvez seja melhor ter esses detalhes em consideração antes de
deixarmos que o nosso complexo de inferioridade tome conta de nós e nos
lance em aventuras movidas por ressentimento, como diagnósticos de
supostas doenças nacionais.

> Não só pensei nas implicações como já *senti* algumas.  O caso de
> processos criminal e civil não era uma hipótese, era experiência minha
> (que começou há 8 anos e ainda não terminou).

O J M Cerqueira Esteves foi posto em tribunal por difamação e atentado
ao bom nome, certo?

> [...]
> nunca) online. Sim, como qualquer pessoa posso ter sentido vontade de
> "fazer qualquer coisa".  MAS no balanço prefiro um quadro legal onde não
> o possa fazer pelas vias de que tanto gosta -- um quadro legal em que,
> já agora, tendo também eu liberdade de expressão, possa contradizer
> publicamente sem medo o que um jogador mais poderoso e financiado possa
> dizer sobre mim. Será que em tribunal eu conseguria algo de uma empresa
> grande? de um departamento académico? Será que tenho dinheiro para
> sequer iniciar essa dança perante alguém mais abonado que me difamasse?

O J M Cerqueira Esteves revela que nem sequer sabe do que se está a
queixar.  Ou se queixa da legislação concreta, como o artigo 484.º do
código civil ou 180.º do código penal, ou queixa-se de detalhes práticos
de ter de ir a julgamento, que é algo para o qual estas coisas são
irrelevantes.

E chamo também a atenção para um facto que o J M Cerqueira Esteves não
considerou.  Na eventualidade de "um jogador mais poderoso e financiado"
pretender dizer algo sobre o J M Cerqueira Esteves, se o J M Cerqueira
Esteves conseguir o que diz querer, uma alteração da legislação que
maximizaria toda essa "liberdade de expressão" de que fala, então nunca
na vida o J M Cerqueira Esteves conseguiria alguma vez sequer montar um
esboço de defesa.  E mais desesperante que isso, ao eliminar estas leis
que temos o J M Cerqueira Esteves colocar-se-ia de braços e mãos atados,
e com uma mordaça.  Desejável, não é?

> Será que o Rui Maciel é daqueles portugueses que diz, sem gaguejar, "eu
> confio na justiça" e "quem não deve não teme"?

Se o J M Cerqueira Esteves tivesse realmente algo a dizer não estaria a
perder tempo a imaginar suposições em jeito de ataque pessoal.

Rui Maciel