Re: [ANSOL-geral] Precarios Inflexiveis, Blogs e Liberdade de Expressão

Rui Maciel rui.maciel gmail.com
Quarta-Feira, 23 de Maio de 2012 - 13:28:01 WEST

On 05/23/2012 10:26 AM, Rumo ao Desassossego wrote:
> Este processo parece-me ser digno da vossa reflexao e divulgação (e da
> sociedade em geral). Não tinha conhecimento de nenhuma resolução de
> tribunal semelhante a esta e a priori parece-me de uma gravidade
> substancial podendo, se generalizado, vir a limitar seriamente a liberdade
> de expressão e de informação e o activismo politico em Portugal.
>
> Vale a pena ver com atençao o acordao do tribunal e o post inicial (além do
> comunicado dos PI).
>
> http://www.precariosinflexiveis.org/2012/05/comunicado-empresa-ataca-liberdade-de.html

> [...]

Pelo que percebi, o caso reduz-se a um conflito entre o direito à
liberdade de expressão e o direito ao bom nome e reputação. Naturalmente
que haverá casos onde um destes direitos acaba onde o outro começa.

Como cá em Portugal não se pode andar a manchar o bom nome de terceiros,
independente da veracidade das acusações, quando esses dois direitos
entram em confronto então a liberdade de expressão acaba por ser posta
em segundo lugar.  Isso não é necessariamente mau, visto que protege
aqueles que tem realmente algo a perder.

Rui Maciel