ansol-geral e ANSOL WAS: Re: [ANSOL-geral] Mais um disparate sobre pirataria

Marcos Marado mindboosternoori gmail.com

On Thursday 17 May 2012 11:55:19 you wrote:

> Não estou a perceber o teu argumento aqui. Boa parte de nós pagou a taxa
> Microsoft na compra do portátil e isso não exprime nenhum género de
> cedência face à nossa crítica dessa empresa. O mesmo com o Android.

O meu argumento é exactamente esse: não me parece que a ANSOL - ou os seus
envolvidos - estejam a fazer algo de muito diferente na reacção a assuntos com
a Microsoft ou com outra empresa qualquer. De resto, parece-me tão válido o
facto de "pagar taxa Microsoft não exprime cedência face à crítica dessa
empresa", como o facto de "devíamos (tentar) tornar mais fácil o não-pagar
taxa Microsoft", que é onde a ANSOL (dentro desta temática) pode/deve
focar-se. E isto não é uma prespectiva ou acção "anti-Microsoft", porque a
ANSOL também pode/deve fazer o mesmo em relação a qualquer outra empresa que
se coloque em posição semelhante.

> [...]
> activamente a construir sistemas de restrição à volta do software, bem
> como estando a impôr o fim do "general computing", que porá seriamente
> em risco a existência do FLOSS (v. keynote do Doctorow no último CCC). E
> essas entidades -- entre as quais Apple e Facebook -- não merecem de
> todo menor crítica do que a Microsoft quanto às suas agendas de
> restrição das liberdades.
>
> A FSF anda a dizer isto há anos, e fico realmente perplexo ao ver o
> desconto que está a ser dado a essas entidades, enquanto se reserva toda

A ANSOL não tem andado a "dar desconto" a ninguém, mas infelizmente não tem um
raio de acção tão grande nem uma força de acção tão forte como gostaria vir a
ter (e, suponho eu, um dia terá). Mas isso não faz com que a ANSOL não tome e
mostre a sua opinião quanto a essas temáticas - ainda em Abril o fez na sua
apresentação nas VI Jornadas de Ciências do ISCS-N.

> E finalmente, tod@ @ activista de software livre sabe que a conveniência
> costuma ser inimiga dos princípios. O facto de uma pessoa estar a fazer
> trabalho humanitário louvável não me vai impedir de a tentar convencer a
> abandonar o seu sistema operativo Windows. Da mesma forma, o facto de
> alguém estar a levar a cabo uma causa justa não me vai impedir de
> apontar os perigos da ferramenta usada pra isso, seja o Twitter,
> Facebook, ou etc.

Nem todos os activistas de Software Livre são iguais, nem todos podem exercer
a defesa dos seus princípios da mesma forma, e nem todos os temas são vistos
da mesma forma pelos activistas de Software Livre. E mesmo individualmente, é
difícil por vezes establecer fronteiras, saber "até onde ir" na defesa dos
nossos princípios. É, aliás, um dos desafios existentes numa comunidade como a
ANSOL: saber e conseguir representar todos, orientando nos princípios-base mas
dando espaço às várias formas de estar.

Como exemplo: haverá concerteza sócios da ANSOL que preferem uma licença
copyleft para as suas obras, como haverá concerteza aqueles que preferem uma
licença que não seja copyleft. Da mesma forma, há aqueles que (como eu) optam
por boicotar certas empresas ou tipos de produtos, enquanto outros não sentem
essa necessidade.

> Por isso, só quero assegurar que daqui não saem mais straw men: se vamos
> argumentar que o uso de ferramentas fechadas que ameaçam a liberdade dos
> seus utilizadores podem ser justificadas (seja Twitter, FB, iPhone,
> etc.), então torna-se realmente problemático argumentar contra a MS sem
> incorrer num double standard.

  A "Associação Nacional para o Software Livre" é uma associação portuguesa
  sem fins lucrativos que tem como fim a divulgação, promoção,
  desenvolvimento, investigação e estudo da Informática Livre e das suas
  repercussões sociais, políticas, filosóficas, culturais, técnicas e
  científicas.                                 -- in https://ansol.org

Tendo em conta o anterior, parece-me consensual poder-se dizer que a ANSOL tem
como fim promover e divulgar a Informática Livre e as suas repercussões, e
isso será facilmente contraposto pelas repercussões da "informática
não-livre", tenha ela a forma de software, hardware ou serviços.

> Não queria voltar a tocar no assunto, mas ninguém pede exercícios de
> adivinhação -- apenas que respondam aos mails. Em várias situações eu e
> outras pessoas e entidades que conheço procuraram apoio e contacto com a
> ANSOL, e ficaram sem resposta. Ninguém obriga a ANSOL a responder, mas
> por favor não vamos pôr a coisa nos termos de estarem a ser pedidos
> "exercícios de adivinhação", só exercícios de consulta da inbox.

Tenho ideia de que situações dessas (contactos feitos à ANSOL ficarem sem
resposta) já não acontecem pelo menos desde que a actual direcção tomou posse.
É possível, no entanto, que hajam casos pontuais que não estejam a funcionar -
se os casos que conheces forem dentro deste período por favor contacta comigo
para que consiga despistar o problema.

Marcos Marado