ansol-geral e ANSOL WAS: Re: [ANSOL-geral] Mais um disparate sobre pirataria

Ricardo Lafuente bollecs sollec.org

[Este será para já o meu último contributo para a discussão, que não
tenho infelizmente vida para continuar a dar a estes threads a atenção
merecida.]

On 05/15/2012 12:36 PM, Marcos Marado wrote:
> Olá,

> Eu diria que é espectável que qualquer pessoa que tenha lido qualquer um dos
> mails nesta mailing list sobre este assunto tenha automaticamente assumido o
> IANAL de qualquer um dos mails (assumido que o seu autor não é advogado), e
> tendo levado isso em consideração da forma que prefere (que pode ir desde o
> "se não é advogado a opinião não conta" até ao "a opinião de um advogado conta
> exactamente o mesmo que a opinião de outra pessoa qualquer" - e eu não vou
> aqui discutir em que ponto a agulha deve a meu ver estar, porque seria
> [...]

Certo, mas aqui sigo a outra opinião expressa na lista: com todos os
argumentos que foram sendo expostos, só fico a perceber que cada pessoa
acha que tem uma visão correcta do que a lei diz (da forma como tem sido
expresso o que está certo ou errado), e no final fico mais confuso do
que nunca sobre o que é ou não é verdade.

Daí a minha convicção na necessidade da opinião qualificada: gosto tão
pouco de advogados como o próximo, mas acho que a direcção desta
discussão em volta de pormenores legalistas mostra como é impossível
chegar a conclusões nestes moldes.

Obviamente, quem quiser prosseguir a troca de argumentos é mais que
livre de o fazer, mas eu por mim ficarei de fora de uma discussão que
não me parece produtiva (pelo menos enquanto estiver nos termos "A lei
diz X!" "Não, diz Y!")

> [...]
> Não só me parece que esta discussão em nada tem a haver com a ANSOL (coisa que
> só por si não tem nada de errado, que me lembre nunca fui contra a existência
> de uma discussão Off Topic nesta lista), como me parece que isso dá ainda mais
> força ao que já me parecia ser o assumido: que numa lista geral como a
> ansol-geral, e até sinal em contrário, a opinião que é transmitida por cada
> membro dos órgãos, sócio ou simpatizante da ANSOL nesta lista não representa a
> opinião da ANSOL nem a opinião dessa pessoa no seu papel/cargo da ANSOL.

Houve aqui um straw man a que todas as respostas, excepto a do Marcos,
se decidiram atirar. Infelizmente, tenho de repetir que nunca afirmei
(nem poderia ter a desfaçatez de afirmar) que o copyright não está
relacionado com software livre. A mim só me faz espécie que esta
discussão suscite tanta intervenção e reacção face a outras que estão
totalmente por discutir, bem mais próximas do âmbito da ANSOL.

Mas já está claro que isto é assunto para outros threads e para um
debate maior sobre as áreas prioritárias de intervenção.

> [...]
> ANSOL - talvez devesse? - para comunicar com o exterior "o que faz". Assim, os
> temas que aqui aparecem acabam por ser as threads que cada um dos inscritos -
> nem todos eles membros da ANSOL - decidem iniciar. Se por um lado seria
> espectavel que o tema dessas threads andasse próximo do âmbito de trabalho da
> ANSOL, não me surpreende - muitas vezes até face à falta de outras comunidades
> - que temas como este da pirataria e da APEL acabe por vir aqui parar, apesar
> de ser algo que está fora do âmbito da ANSOL e sobre o qual a ANSOL não tem

Concordo plenamente com o uso mais activo desta lista como veículo dos
debates e intervenções da associação. Nada contra os OT, mas faz-me
falta ver o mesmo entusiasmo deste thread nas discussões in-topic.

> [...]
> * Primavera Global 12 Maio Coimbra (no âmbito da promoção do Software Livre)
> * PRESS RELEASE ANSOL: Dia Contra o DRM
> * Novo sítio
> * Mais um disparate sobre pirataria (a primeira off-topic)
> * Debate "Open Source, Crise Económica e Oportunidades"
> * Proposta de esclarecimento
> * O mercado de edição e distribuição e o FLOSS
>
> De nove delas, apenas uma (sem dúvida a que mais mails tem, eu sei) é Off
> Topic. Será assim tão mau? E, se é, deveria a ANSOL deixar de permitir
> discussões off-topic nesta lista? Ou têm outras sugestões/opiniões? Quais?

A discrepância de respostas entre este thread e todos os outros
parece-me ser um indício de uma certa ordem de prioridades (consciente
ou não) que me parece estar a deixar o assunto central do FLOSS um pouco
em segundo plano. Novamente, é uma discussão maior que não me parece
sensato continuar a desenvolver neste thread.

> [...]
> 2012 são muitos, grandes, e exigem reflexão - e que não passam só por uma ou
> outra empresa, mas passarão (e isso não deve mudar em relação ao passado) por
> valores, direitos e ideais, que devem ser defendidos independentemente de qual
> a empresa que está do outro lado. Mas também não me parece (e posso obviamente
> estar errad0) que os membros desta lista, e mesmo muitos membros da ANSOL
> tenham uma posição tão anti-Microsoft como a tua mensagem leva a crer: quantos
> não terão, por exemplo, dado dinheiro à Microsoft na compra de um telefone

Não estou a perceber o teu argumento aqui. Boa parte de nós pagou a taxa
Microsoft na compra do portátil e isso não exprime nenhum género de
cedência face à nossa crítica dessa empresa. O mesmo com o Android.

Mas parece-me incontornável que a Microsoft aparece sempre como o papão
(inclusivamente nesta lista), e há outras entidades que estão
activamente a construir sistemas de restrição à volta do software, bem
como estando a impôr o fim do "general computing", que porá seriamente
em risco a existência do FLOSS (v. keynote do Doctorow no último CCC). E
essas entidades -- entre as quais Apple e Facebook -- não merecem de
todo menor crítica do que a Microsoft quanto às suas agendas de
restrição das liberdades.

A FSF anda a dizer isto há anos, e fico realmente perplexo ao ver o
desconto que está a ser dado a essas entidades, enquanto se reserva toda
a bílis para a MS.

E finalmente, tod@ @ activista de software livre sabe que a conveniência
costuma ser inimiga dos princípios. O facto de uma pessoa estar a fazer
trabalho humanitário louvável não me vai impedir de a tentar convencer a
abandonar o seu sistema operativo Windows. Da mesma forma, o facto de
alguém estar a levar a cabo uma causa justa não me vai impedir de
apontar os perigos da ferramenta usada pra isso, seja o Twitter,
Facebook, ou etc.

Por isso, só quero assegurar que daqui não saem mais straw men: se vamos
argumentar que o uso de ferramentas fechadas que ameaçam a liberdade dos
seus utilizadores podem ser justificadas (seja Twitter, FB, iPhone,
etc.), então torna-se realmente problemático argumentar contra a MS sem
incorrer num double standard. E essa é uma questão central na definição
da posição de uma associação de defesa do software livre, e é essa
"radicalidade" que fez com que o software livre tenha chegado onde
chegou, graças à intransigência da FSF.

[isto na óptica exclusiva do software e da liberdade; as polémicas à
volta dos negócios obscuros e ajustes directos à MS são um problema de
outra natureza, que seria igualmente criticável caso em lugar da
Microsoft estivéssemos a falar da Caixa Mágica, Sonae, Oracle ou
Greenpeace.]

> [...]
> dizer que não só foram eles que foram elegidos por unanimidade para exercerem
> os cargos que têm pelos sócios da Associação, em 2011, como o meu entendimento
> daquilo que se passou na Assembleia Geral de 2012 é que a actual direcção não
> só foi aplaudida como recebeu um voto de confiança da parte dos sócios. Podia
> ser melhor? Claro que podia ser melhor, e a ANSOL está sempre aberto a
> contributos para que possa melhorar. As críticas construtivas como aquelas que
> estás a fazer neste mail ajudam, mas o verdadeiro passo para ajudares a

Já estou a tratar disso

> Não sei se alguém estará "furioso", mas sei que a tua visão em relação ao
> assunto (que é mais próxima da minha do que provavelmente imaginas :-P ) não é
> unânime dentro do corpo de associados da ANSOL (e sei-o porque foi sugerido
> por um deles, não há muito tempo, que a ANSOL devia ter presença no Facebook.
> OK, se calhar os argumentos contra isso foram suficientes para ele mudar
> também a sua posição sobre ter uma conta pessoal no Facebook... mas duvido).
> Mas concordo que é um assunto que tem de, pelo menos, ser debatido.

Tenho algumas coisas a contribuir para esse debate, quando tiver lugar.

> Discussão e sugestões sobre o tema aceitam-se e agradecem-se.

> A ANSOL está aqui e está disponível para apoiar no que puder e contactar com
> quem precisar de uma associação eficaz na área em que a ANSOL actua. O que a
> ANSOL não faz é milagres nem exercícios de adivinhação.

Não queria voltar a tocar no assunto, mas ninguém pede exercícios de
adivinhação -- apenas que respondam aos mails. Em várias situações eu e
outras pessoas e entidades que conheço procuraram apoio e contacto com a
ANSOL, e ficaram sem resposta. Ninguém obriga a ANSOL a responder, mas
por favor não vamos pôr a coisa nos termos de estarem a ser pedidos
"exercícios de adivinhação", só exercícios de consulta da inbox.

De volta ao lurking,
:r