ansol-geral e ANSOL WAS: Re: [ANSOL-geral] Mais um disparate sobre pirataria

Marcos Marado mindboosternoori gmail.com
Terça-Feira, 15 de Maio de 2012 - 12:36:45 WEST

Olá,

On Tuesday 15 May 2012 09:42:38 Ricardo Lafuente wrote:

> Certíssimo -- e é por isso que me faz confusão ver comentários como
> "isto é legal" ou "esta lei quer dizer X" de forma tão taxativa.

Eu diria que é espectável que qualquer pessoa que tenha lido qualquer um dos
mails nesta mailing list sobre este assunto tenha automaticamente assumido o
IANAL de qualquer um dos mails (assumido que o seu autor não é advogado), e
tendo levado isso em consideração da forma que prefere (que pode ir desde o
"se não é advogado a opinião não conta" até ao "a opinião de um advogado conta
exactamente o mesmo que a opinião de outra pessoa qualquer" - e eu não vou
aqui discutir em que ponto a agulha deve a meu ver estar, porque seria
aumentar ainda mais o Off Topic).

> Não
> tenho a menor intenção de pregar como se deve ter esta discussão, mas
> são assuntos em que importa ter algum cuidado com as asserções, digo eu.

Aqui começa o "problema" (acho eu) de toda esta thread. Todo o meu
entendimento sobre isto (meu enquanto sócio da ANSOL, não necessariamente
enquanto membro da direcção) é que a ansol-geral é uma lista de discussão
geral e aberta que a ANSOL disponibiliza à comunidade e onde "anything goes".
Não só me parece que esta discussão em nada tem a haver com a ANSOL (coisa que
só por si não tem nada de errado, que me lembre nunca fui contra a existência
de uma discussão Off Topic nesta lista), como me parece que isso dá ainda mais
força ao que já me parecia ser o assumido: que numa lista geral como a
ansol-geral, e até sinal em contrário, a opinião que é transmitida por cada
membro dos órgãos, sócio ou simpatizante da ANSOL nesta lista não representa a
opinião da ANSOL nem a opinião dessa pessoa no seu papel/cargo da ANSOL.

> A minha confusão, repito, é ver a discussão na lista da única entidade
> portuguesa declaradamente dedicada ao software livre (e não "open
> source") a orientar-se sobretudo para outros campos periféricos. Não
> devo ser o único que tem nesta lista a principal visão sobre o que faz a
> ANSOL. Quase só vejo o assunto software livre surgir em reacção a
> notícias que envolvam a Microsoft, e mesmo quando não tem a ver com a
> MS, arranja-se ligação (vide nome do thread sobre João Pedro Pereira)

Bem... a ANSOL está a melhorar os seus canais de comunicação (o novo site é,
entre outras coisas, um passo nesse sentido), mas concebo facilmente que
muitos, ainda que não sendo sócios, queiram ter uma relação mais próxima com a
ANSOL do que simplesmente seguir as (esporádicas) notícias no site da ANSOL e
os eventos no calendário... e que encontre aqui a forma de o fazer.
Mas se isso é verdade, é também verdade que esta mailing list não é usada pela
ANSOL - talvez devesse? - para comunicar com o exterior "o que faz". Assim, os
temas que aqui aparecem acabam por ser as threads que cada um dos inscritos -
nem todos eles membros da ANSOL - decidem iniciar. Se por um lado seria
espectavel que o tema dessas threads andasse próximo do âmbito de trabalho da
ANSOL, não me surpreende - muitas vezes até face à falta de outras comunidades
- que temas como este da pirataria e da APEL acabe por vir aqui parar, apesar
de ser algo que está fora do âmbito da ANSOL e sobre o qual a ANSOL não tem
uma posição oficial.

Mas realmente alguma coisa de errado se passa nesta mailing list e no seu uso,
se a imagem que passa é que nunca se fala de software livre aqui. Este mês,
até ao momento, tivemos estas threads:

* Transparência Hackday Porto: 12 de Maio
* IRS, software das Finanças que versão de Java para GNU/Linux?
* Primavera Global 12 Maio Coimbra (no âmbito da promoção do Software Livre)
* PRESS RELEASE ANSOL: Dia Contra o DRM
* Novo sítio
* Mais um disparate sobre pirataria (a primeira off-topic)
* Debate "Open Source, Crise Económica e Oportunidades"
* Proposta de esclarecimento
* O mercado de edição e distribuição e o FLOSS

De nove delas, apenas uma (sem dúvida a que mais mails tem, eu sei) é Off
Topic. Será assim tão mau? E, se é, deveria a ANSOL deixar de permitir
discussões off-topic nesta lista? Ou têm outras sugestões/opiniões? Quais?

> Se a perspectiva anti-Microsoft ainda tinha razão de ser nos 90's, hoje
> temos entidades como a Apple, Google ou Facebook que nos obrigam a uma
> postura e discussão bastante sérias sobre como defender e difundir o
> software livre em 2012.

A ANSOL é a favor do Software Livre, não é particularmente contra a empresa A,
B ou C. É, contudo, normal que as discussões nesta lista mostrem muita opinião
negativa contra certas empresas, como a Microsoft, que têm tido uma constante
posição antagónica aos valores defendidos pela ANSOL. Dito isto, concordo
plenamente que os desafios sobre como defender e difundir o Software Livre em
2012 são muitos, grandes, e exigem reflexão - e que não passam só por uma ou
outra empresa, mas passarão (e isso não deve mudar em relação ao passado) por
valores, direitos e ideais, que devem ser defendidos independentemente de qual
a empresa que está do outro lado. Mas também não me parece (e posso obviamente
estar errad0) que os membros desta lista, e mesmo muitos membros da ANSOL
tenham uma posição tão anti-Microsoft como a tua mensagem leva a crer: quantos
não terão, por exemplo, dado dinheiro à Microsoft na compra de um telefone
Android[1]?

[1] http://tinyurl.com/82lul4x

> E visto daqui, encontro pelo menos um membro dos
> órgãos da ANSOL a escrever posts sobre a entusiasmante nova versão do
> IOS, e uma pesquisa rápida mostra-me bastantes perfis no Facebook de
> pessoas dos órgãos e direcção (não procurei no Google+, mas aposto uma
> francesinha em como lá estará alguém).

É diferente aquilo que é a posição da ANSOL e aquilo que cada um dos membros
dos seus orgãos sociais faz a título individual. Dito isto, concordo que as
coisas nunca estão nem podem estar totalmente dissociadas, mas também tenho de
ir em defesa dos orgãos sociais (e não é por eu fazer parte deles O:-)) e
dizer que não só foram eles que foram elegidos por unanimidade para exercerem
os cargos que têm pelos sócios da Associação, em 2011, como o meu entendimento
daquilo que se passou na Assembleia Geral de 2012 é que a actual direcção não
só foi aplaudida como recebeu um voto de confiança da parte dos sócios. Podia
ser melhor? Claro que podia ser melhor, e a ANSOL está sempre aberto a
contributos para que possa melhorar. As críticas construtivas como aquelas que
estás a fazer neste mail ajudam, mas o verdadeiro passo para ajudares a
melhorar a ANSOL é tomado em https://ansol.org/inscricao .

> (Se estiverem neste momento furiosos com a sugestão de que é
> inconsistente *os membros dirigentes de uma associação de software
> livre* terem perfis no Facebook, o Moglen tem algo a dizer sobre o
> assunto*.)

Não sei se alguém estará "furioso", mas sei que a tua visão em relação ao
assunto (que é mais próxima da minha do que provavelmente imaginas :-P ) não é
unânime dentro do corpo de associados da ANSOL (e sei-o porque foi sugerido
por um deles, não há muito tempo, que a ANSOL devia ter presença no Facebook.
OK, se calhar os argumentos contra isso foram suficientes para ele mudar
também a sua posição sobre ter uma conta pessoal no Facebook... mas duvido).
Mas concordo que é um assunto que tem de, pelo menos, ser debatido.

> Longe de mim querer orientar discussões nas quais não me tenciono
> envolver, mas há muita gente que beneficiava de uma associação de defesa
> do software livre que realmente discutisse e formasse opinião sobre
> assuntos directamente relacionados com FLOSS, em vez de ceder à tentação
> das previsíveis flamewars extemporâneas sobre legalês.

Eu acredito que há muita gente que beneficia de uma associação de defesa do
software livre que realmente discuta e forme opinião sobre assuntos
directamente relacionados com FLOSS, e é isso que ANSOL tem andado a fazer.
Acredito também que não só a ANSOL não tem conseguido fazer tudo isso *e* dar
visibilidade daquilo que faz, e ao mesmo tempo acredito que se há a ideia de
que "a ANSOL cede à tentação de flamewars off topic" - ou seja, se há uma
imagem "institucional" daquilo que se passa na ansol-geral, alguma coisa de
errado se passa, realmente (once again, é a minha opinião pessoal), e se
calhar há que fazer/mudar algo na ansol-geral.

Discussão e sugestões sobre o tema aceitam-se e agradecem-se.

> Há pessoal que
> anda a trabalhar sozinho na área e beneficiava realmente de algum apoio
> (ou contacto, sequer) por parte de uma associação eficaz, mas enfim,
> saberão como orientar a vossa agenda.

A ANSOL está aqui e está disponível para apoiar no que puder e contactar com
quem precisar de uma associação eficaz na área em que a ANSOL actua. O que a
ANSOL não faz é milagres nem exercícios de adivinhação.

Marcos Marado