[ANSOL-geral] Mais um disparate sobre pirataria

Ricardo Lafuente bollecs sollec.org
Terça-Feira, 15 de Maio de 2012 - 09:42:38 WEST

On 05/13/2012 12:48 PM, Rui Miguel Silva Seabra wrote:
> A minha experiência é que IANAL não quer dizer nada quando para a
> maioria das coisas a ver com o mundo digital a resposta é "talvez".

Certíssimo -- e é por isso que me faz confusão ver comentários como
"isto é legal" ou "esta lei quer dizer X" de forma tão taxativa. Não
tenho a menor intenção de pregar como se deve ter esta discussão, mas
são assuntos em que importa ter algum cuidado com as asserções, digo eu.

> Por outro lado, tentar dizer que direito de autor não é fundamental ao
> software livre é ignorar como é que isto tudo começou, no início dos
> anos 80 do século passado.

Vá, não precisas de meter palavras na minha boca, estamos todos do mesmo
lado e sobretudo de acordo com as questões de fundo.

A minha confusão, repito, é ver a discussão na lista da única entidade
portuguesa declaradamente dedicada ao software livre (e não "open
source") a orientar-se sobretudo para outros campos periféricos. Não
devo ser o único que tem nesta lista a principal visão sobre o que faz a
ANSOL. Quase só vejo o assunto software livre surgir em reacção a
notícias que envolvam a Microsoft, e mesmo quando não tem a ver com a
MS, arranja-se ligação (vide nome do thread sobre João Pedro Pereira)

Se a perspectiva anti-Microsoft ainda tinha razão de ser nos 90's, hoje
temos entidades como a Apple, Google ou Facebook que nos obrigam a uma
postura e discussão bastante sérias sobre como defender e difundir o
software livre em 2012. E visto daqui, encontro pelo menos um membro dos
órgãos da ANSOL a escrever posts sobre a entusiasmante nova versão do
IOS, e uma pesquisa rápida mostra-me bastantes perfis no Facebook de
pessoas dos órgãos e direcção (não procurei no Google+, mas aposto uma
francesinha em como lá estará alguém).

(Se estiverem neste momento furiosos com a sugestão de que é
inconsistente *os membros dirigentes de uma associação de software
livre* terem perfis no Facebook, o Moglen tem algo a dizer sobre o
assunto*.)

Longe de mim querer orientar discussões nas quais não me tenciono
envolver, mas há muita gente que beneficiava de uma associação de defesa
do software livre que realmente discutisse e formasse opinião sobre
assuntos directamente relacionados com FLOSS, em vez de ceder à tentação
das previsíveis flamewars extemporâneas sobre legalês. Há pessoal que
anda a trabalhar sozinho na área e beneficiava realmente de algum apoio
(ou contacto, sequer) por parte de uma associação eficaz, mas enfim,
saberão como orientar a vossa agenda.

:r

*
http://betabeat.com/2011/12/13/in-which-eben-moglen-like-legit-yells-at-me-for-being-on-facebook/
-- pertinente depois da discussão toda sobre jornalistas.