[ANSOL-geral] Mais um disparate sobre pirataria

Rui Maciel rui.maciel gmail.com

On 05/13/2012 10:46 PM, Paula Simoes wrote:

> Em PT é o mesmo, se a obra tem DRM, não se pode fazer cópia privada,
> educativa, por meios de comunicação, bibliotecas etc. Se tem DRM, a
> cópia é, na prática, proibida em todas as circunstâncias e pode dar
> prisão.

Onde é que isso está escrito?

> Pode oferecer o original, mas não pode oferecer a cópia.

> Não pode fazer o que quiser com a obra. Só pode fazer o que o CDADC
> diz que pode.

E o que o autor autorizar.  Convém não deixar de fora esse detalhe,
sobretudo no âmbito do software livre.

Independente do que está previsto no código do direito de autor, podemos
dar a uma obra o uso para o qual o autor nos autorizou.  Por exemplo, se
um autor divulgar uma obra com uma autorização de uso de acordo com as
condições impostas pela licença Creative Commons - atribuição então
qualquer pessoa pode distribuí-la comercialmente, o que constituiria um
crime se o detentor dos direitos não o autorizasse.

Rui Maciel