[ANSOL-geral] Mais um disparate sobre pirataria

Paula Simoes paulasimoes gmail.com

On Monday, May 14, 2012 at 7:11 PM, Rui Maciel wrote:

> Errado. A distribuição de cópias lícitas é lícita. Isto implica que é
> lícito distribuir obras para uso exclusivamente privado, sem fins
> comerciais e sem prejudicar a exploração da obra,

O artigo que te permite fazer uma reprodução para fins exclusivamente privados não te permite a distribuição da cópia.
Se o que dizes fosse verdade não tinhas pessoas em Portugal condenadas a prisão por terem distribuído obras sem autorização.

> tal como é lícito
> distribuir artigos de imprensa periódica sob a forma de revista de
> imprensa ou para fins de ensino e educação.

É diferente, nem sequer é cópia privada, porque aí não é a alínea a), mas as alíneas c) e f) que dão a permissão.

> "O zé tinha interesse em ler o livro, por isso enviei-lhe uma cópia".
> Uso lícito.

Falso. Se enviaste a cópia a terceiros, ela não pode ter sido feita para uso exclusivamente privado. E não tendo sido feita para uso exclusivamente privado, não é legal.

> "O prof manel está a dar a cadeira de sistemas operativos, e por isso
> enviou aos alunos da turma a cópia dum capítulo do livro do Tanenbaum"
> Uso lícito.

Verdadeiro, mas isto não é cópia privada. A alínea f) do ponto 2 do art. 75º autoriza a distribuição e até a disponibilização pública de partes de obras (para além da cópia dessas obras)

Mas se o prof. Manel enviar a cópia do capítulo do livro a pessoas que não sejam suas alunas, isto já é falso.

E se o prof Manel, em vez do capítulo, enviar a cópia do livro todo, também é falso.

> "O xico viu uma notícia, tirou uma foto ao artigo e enviou-me por email"
> Uso lícito.

Verdadeiro, mas isto já não é cópia privada. Alínea m) do ponto 2 do art. 75º (excepto se tiver sido expressamente reservada)

Paula