[ANSOL-geral] Mais um disparate sobre pirataria

Diogo Constantino diogoconstantino sapo.pt

Paula,

Antes de mais, *ninguém* pode ter uma cópia de uma obra sem permissão
do autor.

Em, segundo lugar fazer uma cópia e entregar a alguém, não é fazer uma
cópia privada,
é distribuir um obra.

O artigo 75º estabelece um direito de cópia para fins privados.
Contudo não me parece que isto ultrapasse o direito que pertence ao
autor de autorizar quem pode distribuir a cópia a terceiros que é
criado nos artigos 9º e 68º.

Parece-me de que a interpretação que eu faço é de bom senso e de senso
comum. Consigo ver alguma falta de objectividade na redacção da lei
que permita algum espaço para duvidas, mas duvido que algum jurista,
advogado, ou juiz, façam uma leitura diferente...

Caso contrário o que acontece é que a re-distribuição de obras por
parte de particulares, sem fins comerciais, seria em muitos casos
legal, caso só fosse utilizada de forma particular.

Parece-me que a chave para o entendimento está na diferença de
significados entre redistribuir e reproduzir/copiar.

cumprimentos
Diogo

cumprimentos