OT Re: [ANSOL-geral] Mais um disparate sobre pirataria

Bruno D. Rodrigues bruno.rodrigues litux.org

On May 14, 2012, at 12:38 AM, Marcos Marado wrote:

> Sim - aliás, não há dúvidas que não seja. Não podes fazer uma exibição de um
> CD em tua casa para os teus amigos ouvirem - é ilegal.

Desculpa? É proibido ver um filme com os amigos em casa, ou meter um cd a tocar enquanto se janta? Estás-me a assustar!

> É diferente: no iTunes estás a pagar por uma licença que te permite fazer umas
> coisas e não permite fazer outras.

o iTunes não me pode dar direitos que a lei local não me permite, por isso peguei no caso do iTunes, não o estou a defender para que fique claro.

Se a lei não me permitisse tocar a musica alto para as pessoas na mesma sala ouvirem, ou neste caso partilhar *o stream* (e nunca o ficheiro) para eles ouvirem, então a feature não existiria. Tal como disse, duvido imenso que tenha havido uma uma excepção na lei ou nas regras das editoras só para o iTunes. Logo das duas uma, ou posso ver um filme com os meus amigos e não percebi a tua resposta acima, ou não posso ver um filme com os meus amigos e o iTunes é ilegal e estamos todos lixados com F grande (as in vou deixar de ouvir musica a menos que seja CC ou parecido)

> Não é - eu não te posso emprestar o CD para tu o copiares, seja em minha casa
> ou na rua.

> Não, a distribuição não é legal.

O "espero que sim" era uma opinião pessoal no sentido "gostaria que fosse", mas claro que infelizmente tu e a Paula já confirmar que estamos todos sintonizados na interpretação das leis (entre nós).

Agora aquele primeiro ponto é que me está mesmo a assustar. Podes clarificar as tuas razões? Relembro: compro um dvd, convido uns amigos para jantar, toco uns cds durante o jantar, vemos o filme depois, não posso fazer isto???