[ANSOL-geral] Mais um disparate sobre pirataria

Bruno D. Rodrigues bruno.rodrigues litux.org
Domingo, 13 de Maio de 2012 - 22:24:28 WEST


On May 13, 2012, at 9:39 PM, André Esteves wrote:

> On 13-05-2012 21:23, Bruno D. Rodrigues wrote:
>> 
>> peço desculpa pela interrupção mas sempre pensei que esse "uso privado" tinha a ver com p.ex. fazer uma festa em casa e os amigos poderem ouvir a minha cópia (o que não é permitido numa situação comercial exemplo um bar), e daí não se pode derivar que é a mesma situação que emprestar um cd ao amigo para ouvir em casa.
>> 
>> Aplicado aos livros, ninguem pode proibir um amigo de vir cá a casa e ler os meus livros, mas se eu emprestar o livro para ele ler em casa (ou emprestar uma cópia dele), já é um caso bem diferente.
>> 
>> Não estou a dizer que os segundos casos são legitimos ou não (pessoalmente espero que sejam), mas que são casos completamente diferentes.
>> 
>> --
>> Bruno D. Rodrigues
>> bruno.rodrigues  litux.org
>> 
> Qualquer «backup» de uma obra é de uso legítimo porque é uma cópia privada, independentemente do meio para que for.
> 
> Eu tenho 3 cães em casa que já me destruiram 5 livros e 3 dvd's. Para proteger o meu acesso à obra, apesar dos pequenos percalços canídeos, tenho o direito de fazer uma cópia da obras.

Exacto, este ponto espero que não haja dúvidas nenhumas e que ninguém ande a tentar dizer que não é legítimo. Ou melhor, andam, porque era uma coisa que me irritava na Alemanha, onde tinha direito a fazer cópia privada mas na prática não tinha porque não era legal crackar o DecSS dos DVDs :D


> O que não entendo, é o que me autoriza a mim a partilhar a cópia privada.

Foi o que tentei dizer acima. Partilhar a cópia no sentido de tocar a música em casa *têm* de ser permitido (desde que a "casa" não seja uma cena publica comercial).


> Mais o que distingue eu distribuir sem lucro económico e os chamados direitos de distribuição?

Se eu te vender uma cópia de um CD que comprei, ou fotocópias de um livro, ou uma cópia digital de um ficheiro meu, em meu entender (IANAL) é ilegal, e concordo plenamente que seja ilegal.

A dúvida toda é se eu te emprestar ou oferecer uma cópia grátis, até aqui têm sido legal - no sentido em que eu *comprei* algo, tenho o direito de fazer o que quiser com isso - enquanto hoje em dia está-se a caminhar muito para o "alugar", onde como não nos pertence, tentam reservar os direitos todos e mais alguns. Ergo porque o DRM é tão chato pois torna o conteudo "alugado" e não "comprado". 


-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://listas.ansol.org/pipermail/ansol-geral/attachments/20120513/2ad572de/attachment.html


Mais informações acerca da lista Ansol-geral