[ANSOL-geral] Mais um disparate sobre pirataria

André Esteves aife netvisao.pt
Domingo, 13 de Maio de 2012 - 21:39:42 WEST

On 13-05-2012 21:23, Bruno D. Rodrigues wrote:
> peço desculpa pela interrupção mas sempre pensei que esse "uso
> privado" tinha a ver com p.ex. fazer uma festa em casa e os amigos
> poderem ouvir a minha cópia (o que não é permitido numa situação
> comercial exemplo um bar), e daí não se pode derivar que é a mesma
> situação que emprestar um cd ao amigo para ouvir em casa.
>
> Aplicado aos livros, ninguem pode proibir um amigo de vir cá a casa e
> ler os meus livros, mas se eu emprestar o livro para ele ler em casa
> (ou emprestar uma cópia dele), já é um caso bem diferente.
>
> Não estou a dizer que os segundos casos são legitimos ou não
> [...]
Qualquer «backup» de uma obra é de uso legítimo porque é uma cópia
privada, independentemente do meio para que for.

Eu tenho 3 cães em casa que já me destruiram 5 livros e 3 dvd's. Para
proteger o meu acesso à obra, apesar dos pequenos percalços canídeos,
tenho o direito de fazer uma cópia da obras.

O que não entendo, é o que me autoriza a mim a partilhar a cópia privada.
Mais o que distingue eu distribuir sem lucro económico e os chamados
direitos de distribuição?

1ab,