[ANSOL-geral] João Pedro Pereira neste momento já deve ter emprego nas RP da mico$oft portugal

José Sebrosa sebrosa artenumerica.com
Terça-Feira, 6 de Março de 2012 - 02:33:53 WET

On 03/05/2012 09:05 PM, Rui Maciel wrote:

> O que é que há de invulgar em alguém recusar-se a usar um software que é
> licenciado de uma forma específica?

Depende das consequências da recusa.  Se a consequência for "não ouço
aquela música", who cares.  Se a consequência for "a minha mãe vai
morrer", já é mais invulgar (para usar a tua palavra).

> E o que é que há de invulgar em
> alguém recusar-se a usar software que sabe lá deus o que é que realmente
> faz? E o que é que há de invulgar em alguém recusar-se a usar um
> software específico somente porque alguém faz uma afirmação infundada
> sobre supostas melhorias que poderá ter ou não ter?

E o que é que há de invulgar em haver aldeias alentejanas a rezar para
que chova?  Sabes, as pessoas acreditam em coisas por diversas razões,
independentemente de serem lógicas, ou de serem as tuas, ou minhas, ou o
que for.

Seja como for, o ponto é que estas perguntas merecem respostas.  Não
merecem um voltar de costas como o que o RMS fez.

> Mais uma vez, creio que estejamos a procurar fabricar polémicas onde não
> existe, nunca existiu nem se poderá esperar que vá existir uma.

Se não houvesse polémica, não havia FSF, nem GPL, nem nada disso, pois
não era preciso.  E não havia conferências sobre o assunto, nem
entrevistas, nem nada disso.

En não sei se realizas a dimensão do absurdo que é dizeres que aqui não
há qualquer questão polémica...

> Mas o que é que há de radical na ideia de não pretender instalar/usar
> software cuja licença não aprovamos, cujo funcionamento não é possível
> conhecer e cujas supostas melhorias são exclusivamente hipotéticas?

Depende das consequências, como disse acima.  E pode depender doutras
coisas, pois as pessoas são criativas e lembram-se de dificuldades que
nem me passam pela cabeça.

O ponto é:  Essas questões merecem resposta, e ao não a querer dar o RMS
fez um mau servico.

> O José Sebrosa está a arrastar a discussão para o domínio do ridículo
> com essa tentativa de criar uma relação entre apoiar a ideia de software
> livre e colocar a vida de alguém em risco.

Não, não estou.  Estou é a desafiar-te a sair tua zona de conforto, e a
reparares que há neste domínio problemas que são difíceis de resolver.

(Ou seja, err...,  "polémicos"...)

> Em que medida é que a importância prática, económica, estratégica e
> ética de se valorizar o uso de software livre para o público em geral
> depende da "escala de valores" de um único indivíduo no mundo?

Bem, era ele que estava a ser entrevistado, e o assunto era o software
livre, e os valores a ele associados (nomeadamente a liberdade).  A
(minha) questão é que ele recusou desenvolver o assunto.

O assunto dos valores (nomeadamente da liberdade) no software livre não
é meramente "relevante".  É *central*.  Portanto devia ser especialmente
desenvolvido.

> Eu creio que o José Sebrosa não compreende que o uso do software livre,
> nem mesmo qualquer apelo de gente como o rms, reduz ou ataca aquilo que
> o José Sebrosa definiu como "direito de propriedade do autor". O máximo
> que poderá acontecer é que a procura por software licenciado de uma
> forma particularmente restritiva e tecnicamente limitado venha a
> reduzir. Como vivemos numa sociedade livre e como o mercado de software
> é livre, não se pode argumentar que isso é um drama: é apenas a natureza
> das coisas.

Hã!?  Eu defini como "direito de propriedade do autor" o quê?  Onde?
Isso deve vir doutro thread que eu nem li...

> Não basta que o José Sebrosa declare que as ideias do rms são polémicas
> para que elas passem a sê-lo.

E não basta que tu declares que não são para que não sejam.

E não tens o direito de mandar calar quem queira discutí-las.

E não tens o dever de as discutir.

MAS:

Se fores o RMS, presidente da FSF, e estiveres a ser entrevistado neste
âmbito, farás um mau trabalho se te recusares a comentar estes temas.

Foi o que o RMS fez:  Um mau trabalho.

> Para não repetir outros pontos, basta
> apontar o seguinte: nós, num mercado livre, temos completa liberdade de
> escolha. Essa liberdade de escolha inclui o direito de decidir o que
> comprar e, sobretudo, o que não comprar. Nós também temos total
> liberdade em escolher quais os critérios de avaliação que nós,
> pessoalmente, aplicamos na escolha de um produto.
>
> Ora, se a liberdade do mercado não é polémica e se a liberdade de
> escolher os critérios de avaliação não é polémica,

Então não é?!  Há inúmeras ideologias contrárias à liberdade de mercado!
 Isso não torna o tema polémico?

> porque razão é que o
> José Sebrosa tenta acusar de ser polémico a liberdade de um
> indivíduo em

Acusar?  Mas espera:  Ser polémico não é um insulto!  Ser polémico quer
apenas dizer que há opiniões divergentes...

> particular de escolher os critérios que usa para eleger, num mercado
> livre, quais os produtos que pretende adquirir? E, mais estranho que
> isso, porquê este indivíduo em particular e mais ninguém senão ele?

O RMS não é um qualquer, é presidente da FSF, e não está num acto
privado de natureza lúdica e casual, está numa entrevista...

> O José Sebrosa foi a primeira e única pessoa que alguma vez vi a tentar
> insinuar que ser adepto do software livre poderá em risco a vida de
> pessoas.

Ok.  Se calhar é apenas fantasia minha.  Mas parece-me que, dada a
importância que o software tem no mundo de hoje, pode facilmente
encontrar-se casos em que a decisão de esperar por software livre
implica a consequência de perda de vidas.

Há casos em que um atraso causa vítimas.

> Entretanto, esquecemos de casos em que a violação/desrespeito dessas
> liberdades está relacionado com a morte de pessoas, como por exemplo o
> seguinte caso:
>
> http://en.wikipedia.org/wiki/Therac-25

Compreendo:  Queres mudar de assunto.

Não.

Não esquecemos coisa nenhuma do que dizes, pois não é esse o assunto.

O assunto é:  O RMS fez um mau trabalho como entrevistado porque se
recusou a apresentar desenvolvidamente as suas ideias na entrevista.

Casos como o que referes podiam bem ter sido referidos pelo RMS.  Fazer
isso teria contribuído para um bom trabalho.  Mas tal não sucedeu.

> Note-se que um dos contributos para a série de mortes causada pelo mau
> funcionamento dessa máquina foi justamente a impossibilidade de analisar
> o código-fonte da máquina por partes independentes do fabricante e de
> distribuir versões modificadas do software. Ou seja, uma das causas das
> mortes foi não terem respeitado um par das liberdades defendidas pelo
> rms, e que o José Sebrosa procura acusar de serem polémicas.

Novamente:  Dizer que algo é polémico não é uma ofensa, nem acusação...

Sebrosa