[ANSOL-geral] João Pedro Pereira neste momento já deve ter emprego nas RP da mico$oft portugal

José Sebrosa sebrosa artenumerica.com
Sábado, 3 de Março de 2012 - 06:15:42 WET

On 03/02/2012 10:40 AM, paula simoes wrote:
> Mas o que é que se passa convosco?  Resolveram aderir ao "é cool criticar o Stallman?"

Pessoalmente, não gostei do que a entrevista mostra do comportamento do
Stallman.  Salvaguardando que a coisa pode estar deturpada pelo que o
jornalista escreveu ou traduziu, acho o Stallman muito fraco.

Porquê?

Ele está a fazer afirmações que são manifestamente invulgares.  Por
exemplo, dizer que está disposto a esperar 50 anos por melhorias (ainda
que hipotéticas) em troca da liberdade (da forma como ele a vê) é
claramente polémico e suscita questões e debates.  Ora, uma afirmação
extraordinária carece duma argumentação extraordinária.  Ele tem
obrigação de saber isso por experiência própria.  E ao ter o papel
público que tem, deveria (digo eu) lidar com essas situações com mais
habilidade e classe.  Aquilo é que não é nada.  Demitir-se de explicar e
virar as costas ao debate e ao confronto de valores é realmente muito
fraco.  É o exacto oposto do que devia ser.

Não comento o trabalho do jornalista.  Importa-me pouco se o jornalista
é bom ou mau.  Mas preocupa-me ver que o Stallman não esteve à altura do
que (eu penso que) se esperaria dele.

Esta é uma coisa.

Outra coisa que me preocupa é a aparente falta de espírito crítico que
me parece transparecer nalguns comentários.  Nós devíamos ser mais
exigentes do que isto, pois não somos uma mera claque que apenas sabe
aplaudir o chefe.  Somos um grupo de pessoas que tem ideias e está
habituado a discutí-las.  E temos espírito crítico.  E sabemos
identificar um mau trabalho quando o vemos.

Está à vista um mau trabalho do Stallman.  Também do jornalista?  Eh pá,
talvez, mas esse é outro assunto...

> [...]
> Da segunda, disse claramente que não abdica da liberdade por nenhum benefício.
> Da terceira, disse que não se importa de esperar 50 anos para usar um software.
>
> Explicou claramente porque acha isto. Insistir numa quarta pergunta sobre o mesmo tema, chama-se "bater no ceguinho".
> Aquilo que vos estou a dizer, já o disse directamente ao João Pedro Pereira e nitidamente na quarta pergunta o jornalista deixou de ser entrevistador para passar a ser oponente.
> Um entrevistador não é um oponente e uma entrevista não é uma luta.

Ele faz um comentário que é uma evidência:  Diz que se vai perder alguma
coisa no processo de espera.  Não vejo isto como "bater no ceguinho" mas
como natural desejo de aprofundar o tema e entender melhor as várias
implicações.  Aliás, o jornalista deve (penso eu) interpretar as dúvidas
de quem vai ler a entrevista.  Aquela dúvida passa decerto por muitos
dos que lerem e entenderem o que está a ser dito pelo Stallman.  Não me
passa pela cabeça que seja aceitável que este ponha ponto final à
conversa ali.  E o que vem a seguir é sempre a descer.

É só a minha opinião.  E repito, não comento a qualidade do
entrevistador, pois estou pouco interessado nele.  Preocupo-me sim com
1) a qualidade do Stallman enquanto nosso principal porta-voz, e 2) a
nossa qualidade enquanto participantes interessados, informados e
exigentes no movimento do Software Livre.

E nada do eu que disse desvaloriza em nada o muito que o Stallman fez e
faz em prol do Software Livre.  Não comento nada disso.  Comento apenas
o desempenho dele na entrevista.

Cumprimentos,
José Sebrosa