[ANSOL-geral] João Pedro Pereira neste omento já deve ter emprego nas RP da mico$oft ortugal

Gustavo Homem gustavo angulosolido.pt
Sexta-Feira, 2 de Março de 2012 - 13:11:34 WET

> Não imaginas como me dói esta ideia. O assunto é difícil porquê? O público
>  não tem capacidade de compreensão? E esta ideia não se aplica só ao
>  assunto. Quantas vezes ouvi pessoas do Software Livre dizerem, por
>  exemplo, que é "difícil as pessoas mudarem para o OpenOffice", que é
>  difícil a curva de aprendizagem… Eu não sou informática, nem nunca fui,
>  mas a única coisa que me ficou na memória na minha mudança do Microsoft
>  Office para o OpenOffice foi "Wow, consigo gerar um pdf com um clique".

O que é difícil é comunicar as ideias relacionadas sobre o SL num "contexto de
opinião" que é formado pela informação mais mainstream. Este facto é empírico
e não precisa de mais justificação. Há muitos outros assuntos que são difíceis
nas nossas sociedades. E a sua compreensão, pela dificuldade da comunicação ou
do próprio assunto, nunca ultrapassa uma minoria.

Para mudar contextos de opinião - e alargar o conhecimento para lá de uma
restrita minoria - há caminhos diversos, que a comunicação explica na
literatura. Eu tenho uma opinião sobre o caminho que não coincide com a vossa
nem com a de RMS. Paciência  :-)

Migrar para Linux+OpenOffice é bastante simples em alguns casos. É um processo
técnico perfeitamente ortogonal à comunicação das ideias. Mudar ferramentas é
mais fácil do que mudar mentalidades.

Perdoem-me não responder às vossa objecções todas uma a uma.

Cumps
GH

--
Angulo Sólido - Tecnologias de Informação
http://angulosolido.pt