[ANSOL-geral] João Pedro Pereira neste momento já deve ter emprego nas RP da mico$oft portugal

paula simoes paulasimoes gmail.com
Sexta-Feira, 2 de Março de 2012 - 10:40:15 WET

Mas o que é que se passa convosco?  Resolveram aderir ao "é cool criticar o Stallman?"

Reparem: o jornalista fez três perguntas sobre exactamente o mesmo tema, o homem respondeu às três e explicou porquê.
Da primeira vez disse que mesmo que o software seja tecnicamente melhor, não vale a pena usar se não respeitar a liberdade.
Da segunda, disse claramente que não abdica da liberdade por nenhum benefício.
Da terceira, disse que não se importa de esperar 50 anos para usar um software.

Explicou claramente porque acha isto. Insistir numa quarta pergunta sobre o mesmo tema, chama-se "bater no ceguinho".
Aquilo que vos estou a dizer, já o disse directamente ao João Pedro Pereira e nitidamente na quarta pergunta o jornalista deixou de ser entrevistador para passar a ser oponente.
Um entrevistador não é um oponente e uma entrevista não é uma luta.

O João Pedro Pereira argumenta que pretendia aprofundar mais o assunto, mas eu não vejo como. Há casos que justificam um jornalista mais acintoso: quando o entrevistado se contradiz, quando não é claro, quando diz uma coisa diferente do que disse noutras entrevistas, quando diz uma coisa e faz outra, etc.
Não é o caso aqui. Aliás, até acho que o Stallman se portou muito bem. E na quarta pergunta, o homem começa a responder, mas a meio deve ter pensado "este gajo já me fez esta pergunta três vezes, já lhe respondi, já expliquei porquê, até lhe disse o que estou disposto a fazer para não usar software proprietário. Este gajo não está interessado numa entrevista. Este gajo está interessado num confronto."
Eu não sei se foi isto que o Stallman pensou, mas é esta a conclusão que tiro da análise da entrevista.

Eu não defendo um jornalista neutro, mas defendo um jornalista imparcial (exceptuam-se os casos, que não se aplicam aqui, de conflitos entre valores fundamentais: liberdade e escravidão, democracia e ditadura, direitos humanos e pena de morte, etc)

É verdade que não tenho anos e anos de prática na profissão, mas tirei uma licenciatura em Jornalismo, fiz estágio no Público, terminei o curso com média de 17 valores e fui uma das melhores alunas do meu curso.
(Desculpem, eu sei que não é elegante puxar de galões, mas faço-o para explicar que a opinião que aqui deixo é baseada numa análise do ponto de vista jornalístico.)

Apesar disto, também sei que nem sempre cumprimos a teoria na prática. Todos somos humanos e todos podemos errar, mas posso dizer-vos que são raras as vezes em que uma entrevista corre mal por causa do entrevistado. E este caso não é uma dessas vezes.
Se estivesse no lugar do João Pedro Pereira, podia-me ter acontecido o mesmo (às deixamos-nos levar), mas nesse caso não teria publicado a entrevista. Teria feito uma notícia.
Só publicaria uma entrevista interrompida no caso em que o entrevistador se tivesse recusado a responder a uma pergunta (e porque isso daria informação sobre a posição do entrevistado). O que não foi o caso: o homem respondeu três vezes à mesma coisa, de forma clara e até explicou porquê.

--
paula simoes