[ANSOL-geral] Re:

Marcos Marado mindboosternoori gmail.com
Segunda-Feira, 11 de Junho de 2012 - 17:58:45 WEST

Boas,

On Monday 11 June 2012 17:11:09 Diogo Constantino wrote:
> O TugaLeaks é uma pessoa individual...

Todos os esclarecimentos sobre esta matéria já foram dados. Se tens alguma
coisa contra as acções da ANSOL ou a sua direcção, estás a vontade - como
sempre - em levantar o assunto em sede própria, que será a mailing list de
sócios e não a lista de discussão geral.

O Tugaleaks não é "uma pessoa individual", é um movimento, colectivo. Posso
dizer que, tanto quanto sei, estiveram tantas pessoas presentes do Tugaleaks
na manifestação como da ANSOL (e para que não hajam dúvidas: não foi só uma).
A ANSOL não organizou este evento em conjunto com uma pessoa mas sim em
conjunto com uma comunidade. Temo-nos coordenado no passado com outras
entidades de vários tipos (como exemplos: o movimento LED, a associação LED, a
organização Creative Commons), e continuaremos a promover as sinergias que nos
parecerem benéficas para todas as partes. Neste caso foi: o trabalho conjunto
permitiu a organização de um evento que, de outra forma, dificilmente teria
ocorrido.

> A pessoa em causa é conhecida por ter problemas com a lei e muita
> gente na comunidade.
> Não me importo, nem me interesso, por o Rui Cruz protestar contra o
> ACTA. Está no seu direito...

Mais uma vez - a última: ataques pessoais não são bem vindos nesta lista.

> O que me ofende é que a ANSOL colabore com ele, quando ele não é uma
> pessoa de bem.

1) A ANSOL não colaborou com uma pessoa a título individual, mas sim com o
   Tugaleaks;
2) no entanto, a ANSOL colaborou por diversas com pessoas que, a título
   individual, e por existência de interesses comuns, manifestaram o interesse
   de o fazer. Temos pelo menos um grupo de trabalho cuja força motora é um
   não-sócio;
3) O juízo de valor sobre a pessoa aqui em questão é tua, não da ANSOL. A
   ANSOL não tem conhecimento - formal ou informal - de nada daquilo a que ele
   acusado, em particular não tem conhecimento de que a referida pessoa tenha
   sido condenada por ter praticado um qualquer tipo de crime.

> E não
> é apenas um problema por me ofender, é também porque vai provocar
> ainda mais distanciamento
> entre a comunidade e a ANSOL e menos aceitação entre aqueles que
> gostam de ter interlocutores
> para o dialogo político.

Muito sinceramente, as únicas ofensas ou distanciamentos a que assisti foi a
tua vocal discordância pública. O que não deixa de ser triste, visto não teres
manifestado as tuas opiniões nem à direcção nem aos sócios, mas sim aqui, numa
lista pública.

> Ouvi vários comentários a ridicularizar a ANSOL, por parte de pessoas
> que usam e criam Software Livre,
> depois de publicado aquele press-release, por a ANSOL cooperar com o
> Rui Cruz. Eu acho isso preocupante.
> Tenho pena que não penses que isso é preocupante.

Eu não ouvi isso, mas já ouvi comentários contra a qualidade daquilo que se lê
nesta lista, e cada vez mais compreendo o porquê disso.

Dito isto, espero honestamente que este seja o último e-mail sobre este
assunto nesta mailing list.

Marcos Marado