[ANSOL-geral] Re: [Ansol-socios] Iniciativa do Vizinho -- Espanha Software Livre

Manuel A. Fernandez Montecelo manuel.montezelo gmail.com
Sábado, 4 de Fevereiro de 2012 - 22:22:45 WET

Olá,

Em 4 de fevereiro de 2012 20:43, Anderson Gouveia
<anderson  anderson.com.pt> escreveu:
> Esta é uma discussão muito grande, mas posso adiantar algo:
>
> Gastos com software em Portugal
> [...]

Anderson, não percebo muito bem o sentido da tua resposta.

Eu não sou contra os governos utilizarem software livre.  Utilizar
software livre, à parte de razões não económicas, também faz todo o
sentido do ponto de vista dum governo gerindo dinheiro público e
serviços públicos.

Eu digo é que bem podiam utilizar um pouco (10% ?) das despesas que
antes pagavam em licenças em melhorar o software livre que eles
utilizam, para benefício de todos.

Por exemplo, o governo da Estremadura no passado tem dado dinheiro e
organizado o evento anual que congrega a malta de Debian (DebConf) em
2009 [1], e como disse no comentário anterior, pagavam a gente para
adaptar Debian (embora não pagassem a pessoal directamente para
melhorar Debian ou o software original, acho).  Mas pelo menos,
imagino que haveria pessoal a traduzir software e documentação que sim
seriam aproveitáveis fora desse projecto.

Os meus comentários eram simplesmente que eu, do ponto de vista do
software livre, gostava mais dessa atitude de 2009 que da nova de 2012
em "queremos atingir custo 0", que aliás é um bocado idiota.  E queria
acrescentar à tua notícia que, de resto, por comentários de pessoal
que anteriormente estava envolvida no projecto, não está muito claro
que os resultados da decisão do novo rumo vão ser tão positivos como
aparentam a priori.

Cumprimentos.

[1] http://www.debian.org/News/2009/20090722
"The government of Extremadura is very supportive of free software,
says César Gómez Martín, a civil servant from Cáceres and one of the
local organisers. In addition to our gnuLinEx initiative, a complete
computer software solution for all Extremadura schools and official
institutions built on Debian, we are keen to support free software
projects and events. We are happy to sponsor DebConf, and excited to
host the conference in the beautiful city of Cáceres."