[ANSOL-geral] Software livre em alternativa ao Adobe Acrobat Pro

Randolph Carter zx.ecco gmail.com
Quarta-Feira, 9 de Novembro de 2011 - 16:12:32 WET

    Boa tarde,
    Parece-me haver alguma confusão nos pedidos que te foram feitos,
creio que estamos a falar de duas questões distintas uma é a assinatura
digital (semelhante ao que acompanha este e-mail) a outra é o que um teu
cliente chamou assinatura que não passa de uma imagem sobreposta ou seja
um watermark/timbre creio que ambos podem ser feitos na criação de pdf's
do libreoffice, agora a questão é esclarecer o que é que realmente
pretendem uma assinatura ou simplesmente um timbre, ou ambas creio que é
a segunda questão mas convém confirmar.
    J.
On 09-11-2011 09:53, Renata Santos wrote:

> Olá a todos,
>
> Realmente não me parece fazer muito sentido mas há entidades que nos
exigem projectos (aquilo a que chamamos de peças escritas e desenhadas
de arquitectura e engenharia) em PDF, assinados com assinatura digital
visível. Isto porque depois pretendem (não sei a que motivo) imprimir
alguns elementos e de nada serve se não estiverem com a tal "assinatura
visível". E indicaram-me que essa assinatura deveria estar associada ao
certificado e que poderia fazê-lo com o programa Adobe Acrobat Pro.
> Na altura tentei explicar que não fazia sentido essa "associação" entre
o certificado e uma imagem pois uma vez impresso trata-se aparentemente
de uma simples imagem inserida. Apenas quem manipula o PDF consegue
perceber, por exemplo clicando na imagem, que esta está associada ao
certificado.

> Houve ainda quem referisse que bastava que os documentos assinados
digitalmente, uma vez impressos, tivessem uma espécie de ícone
(supostamente gerado automaticamente pelo programa) que garantisse que
estão certificados, o que ainda também não descobrimos como se faz.

> Quanto a certificados com imagem (a título individual), de momento,
desconheço a sua existência.

> Algumas Câmaras disponibilizam ainda um software chamado "e-paper sign"
que também não permite associar nenhuma imagem à assinatura digital/ícone.

> Obrigada pelas indicações das aplicações e por me ajudarem a reflectir
um pouco mais sobre este assunto.

> Basicamente concluo que trata-se de um assunto ainda muito "verde" com
uma grande dose de falta de informação e formação em sua volta, o que
leva ao desconhecimento e a este tipo de conflitos entre entidades,
empresas e particulares.