[ANSOL-geral] Software livre em alternativa ao Adobe Acrobat Pro

Marcos Marado mindboosternoori gmail.com
Segunda-Feira, 7 de Novembro de 2011 - 14:18:09 WET

Boa tarde Renata,

On Monday 07 November 2011 12:23:09 Renata Santos wrote:
> Boa tarde.
>
> Gostaria de saber se têm conhecimento de uma alternativa livre ao *Adobe
> Acrobat Pro* que permita assinar um documento digitalmente, associando a
> esta assinatura uma imagem (seja de uma assinatura caligráfica ou de um
> logo de uma empresa)?
> Os restantes softwares que conheço apenas permitem assinar os documentos
> PDF com assinaturas invisíveis e sem imagens associadas.

Antes de mais peço desculpa pelas minhas limitações, mas não conheço o *Adobe
Acrobat Pro* para saber ao certo o seu comportamento.
Tanto quanto sei, da especificação do formato PDF, estes documentos podem ser
assinados digitalmente, mas a assinatura é mesmo uma assinatura digital
(portanto invisível no corpo do documento, podendo o software que vê o PDF, no
entanto, validar a assinatura digital).
Pelo seu e-mail, suponho que o Adobe Acrobat Pro permite inserir uma imagem ao
mesmo tempo que insere a assinatura digital, mas o resultado deverá ser o
mesmo: o PDF é assinado digitalmente, e simultaneamente aparece lá uma imagem.
Ou seja, (e mais uma vez deixo a ressalva de que, por não conhecer o Adobe
Acrobat Pro, posso estar a tirar conclusões erradas), se usar um dos vários
programas que afirmou conseguir usar para inserir assinaturas invisiveis, e
se, além disso, inserir também uma imagem no documento, atingirá exactamente o
mesmo efeito que tem com o Adobe Acrobat Pro.

Os melhores cumprimentos,
--
Marcos Marado