Fwd: [ANSOL-geral] Re: [Drm-nao] Re: levies em Portugal vão aumentar

Nuno J. Silva nunojsilva ist.utl.pt

paula simoes <paulasimoes  gmail.com> writes:

> On Jan 25, 2011, at 6:22 PM, Nuno J. Silva wrote

> Fazendo de advogada do diabo: compras um CD para ouvir na aparelhagem,
> mas também queres ouvi-lo no computador. Se não tivesses direito à
> cópia privada (e há países em que este direito não existe), terias de
> comprar o CD e depois o mp3.

Ah, percebo. Então parece que quem escreveu a lei decidiu que a cópia
privada *não* é um direito, mas um uma concessão dos detentores dos
direitos.

É que eu fiz essa pergunta do ponto de vista de que a cópia privada é um
direito, ponto. Isto é, estas taxas só servem para as empresas ganharem
mais dinheiro do que aquele que já ganham (o que continua a não estar
longe da verdade - se já comprei o direito a ver a música, é concebível
que compre 10 vezes só porque tenho 10 sítios diferentes onde a quero
ouvir?).

> O problema é que nem instituições como a IGAC sabem exactamente o que é "cópia privada":
> http://ktreta.blogspot.com/2009/05/ilegais-porque-inconclusao.html

[risos] Enfim, uma daquelas coisas que se deviam evitar.

> Eu tentei procurar a justificação para esta lei (das taxas), mas não
> consegui encontrar. Quando uma lei é criada não é suposto haver uma
> justificação?

Não sei, não estou por dentro da área do direito.

> Atenção: quando compras uma fotocopiadora pagas taxa. Mas se fores a
> uma casa de fotocópias e pedires para tirar fotocópia de um livro em
> domínio público ou imprimir um livro em CC ninguém te pode cobrar
> taxas para direito de autor. Confirmei que assim é com a AGECOP. A
> Staples fazia isso, ilegalmente.

Não sabia --- é que a lei também não dá a entender isso, e já vi uma
biblioteca com um grande papel carimbado e tudo a dizer que respeita a
lei e paga as taxas, etc etc, mas não diz nada sobre livros em

Mas ao menos acho que é bom sinal a AGECOP reconhecer isso.

--
Nuno J. Silva
gopher://sdf-eu.org/1/users/njsg