[ANSOL-geral] Re: [Drm-nao] Re: levies em Portugal vão aumentar

paula simoes paulasimoes gmail.com
Terça-Feira, 25 de Janeiro de 2011 - 16:20:20 WET

On Jan 25, 2011, at 3:58 PM, Marcos Marado wrote:

> Tu tens os direitos correspondentes de copiar (não comercialmente), não sei se
> entendi bem a tua questão... O único problema é mesmo te termos de pagar
> estas taxas, e, em particular, que a sua abrangência e valor vão aumentar.

Mas estas taxas não são supostamente para compensar o facto de eu poder fazer uma cópia privada? Tipo, compro um CD e passo para o computador? (podíamos tentar clarificar isto já que nem os organismos próprios sabem o que é exactamente uma cópia privada).
Assim sendo, os problemas destas taxas são, na minha perspectiva:
1. Não posso fazer cópia privada de grande parte dos objectos digitais. Basta pensar nos que têm DRM. Ora, parece-me abusivo eu ter de pagar taxas em CD, DVD, etc para compensar uma cópia privada que não posso fazer, segundo a lei.
2. Existem números sobre estas utilizações? No meu caso pessoal, a maior parte da utilização que eu faço destes objectos é para conteúdos meus ou conteúdos que tenho todo o direito de copiar (distribuições de Linux; conteúdos em CC, etc) e que portanto *não* têm de ter nenhuma taxa compensatória.

Concluindo: a existência destas taxas deveria exigir imediatamente a anulação do DRM ou a possibilidade de o quebrar. Por outro lado, se não é possível discriminar quem faz cópia privada de quem faz cópia de conteúdos seus, então parece-me justo parar-se com esta perseguição a pessoas que "emprestam" conteúdos sem intuito comercial.

Paula