[ANSOL-geral] Re: Parecer da ANSOL sobre PL's da CDU

Lopo Lencastre de Almeida lopo.almeida sitaar.com
Sábado, 16 de Outubro de 2010 - 00:31:05 WEST

Viva,

Não leves a mal. Estou um bocado cansado e sem paciência para burilar o
discurso.

Que tipo de propostas queres que eu faça à ANSOL para a ANSOL fazer aos
outros?
Que passem a usar Software Livre onde seja possível e que deixem de comprar
licenças à Microsoft?
Acho que isso é óbvio ou não?

Olha, seria possível as autarquias CDU fazerem o obséquio de:

   1. Não comprar mais Microsoft Office e instalarem o OpenOffice.org.
   2. Utilizarem formatos abertos nos seus documentos.
   3. Usarem o Mozilla Firefox ou o Chromium em vez do Internet Explorer.
   4. Usarem um qualquer substituto livre do Outlook.
   5. Usarem o OpenProj em vez do Microsoft Project.
   6. Mudarem o MS Windows para GNU/Linux nas estações de trabalho.
   7. Evitarem usar o software proprietário da ESRI para os SIG e apostarem
   no SL[1] como outros já fazem.
   8. Pagarem formação GNU/Linux aos gestores dos sistemas em vez de só lhes
   pagarem formação Microsoft.
   9. Pressionarem as respectivas Associações de Munícipios (especialmente
   as que são maioria CDU) a fazerem cursos de produtos de SL para os
   empregados autarquicos da sua área de influẽncia.

Mais de 90% das estações de trabalho em qualquer autarquia não precisam do
MS Windows para nada e muito menos nas autarquias.
O MS Office nem sequer é usado num quinto das suas potencialidades pelo que,
mesmo os detractores do OOo, terão dificuldades em demonstrar o que a
maioria dessas pessoas faz com o MS Office que não conseguiria fazer com a
mesma facilidade com o OOo.

Isto já nem vale muito a pena falar dos servidores Microsoft...

O exemplo citado acima em [1] é de uma Câmara Municipal de Portugal e nem é
da CDU mas sim PS e PSD... que ao que me parece não são os mais fervorosos
apoiantes do Sofware Livre na Assembleia da República.

Será mesmo preciso eu estar a dizer à ANSOL quais os tipos de coisas que as
autarquias CDU deveriam estar a fazer para serem coerentes com a posição da
CDU nacional? Acho que não.

1[],
Lopo

[1]