[ANSOL-geral] ANSOL vs ESOP [Era: Projectos da ANSOL]

José Sebrosa sebrosa artenumerica.com
Quinta-Feira, 25 de Novembro de 2010 - 19:09:24 WET

Viva!

On 11/25/2010 06:19 PM, Lopo Lencastre de Almeida wrote:
> [...]
> RNPC.
> Essa foi a minha critica aquando da fundação da ESOP já que o critério
> era o registo que os empresários em nome individual não podiam ter.
>
> A outra discussão é que o profissional (ou o ENI) inscritos na ANSOL não
> terão os seus interesses corporativos defendidos. A ANSOL não promove
> nem defende negócios logo a ANSOL não é um substituto para a ESOP na sua
> função. Essa ideia de que a ESOP não aceita uns e a ANSOL nunca aceitará
> outros, a meu ver, só serve aos sócios empresariais da ESOP e a mais

Tendo estado próximo da fundação de ambas as associações, não vi que
esse favorecimento fosse um objectivo de ninguém.

Mas claro que, mesmo sem ser planeado, o efeito pode ser esse...

E trata-se obviamente dum efeito perverso...

Acho que é importante eliminar esse efeito.  De facto faz todo o sentido
que a ESOP possa receber qualquer entidade profissional que trabalhe na
área do software livre.

E faz sentido que a ANSOL continue a ser uma associação de cidadãos, não
vocacionada para 'negócio' e livre do peso dos interesses comerciais (ou
da suspeita de que eles sejam dominantes na associação).

Sendo assim, dá-me ideia que se há alguma coisa a mudar, é de facto na
ESOP, no sentido de não ser excluído nenhum profissional da área do SL.

Cumprimentos,
José Sebrosa