[ANSOL-geral] Vídeos da RTP em flash

Marcos Marado mindboosternoori gmail.com

On Wednesday 17 March 2010 18:13:16 Antonio P. P. Almeida wrote:
> Eu percebo que para certos conteúdos, facilitar o download, é expor o
> flanco a que sejam processados pelos detentores dos direitos
> originais.

Pensei que (pelo menos é o que acontece com vídeo - pelo que entendo) eles só
disponibilizavam conteúdos próprios de qualquer forma...

> Exemplo: a RTP têm um acordo com a SPA para a radio-difusão e
> streaming na web. Nada de downloads. Razão pela qual os podcasts
> disponíveis para download são só de programas sem detentores de
> direitos terceiros.

Estou a ver. Parece-me (mas não tenho a certeza) que eles para vídeo só passam
programas "sem detentores de direitos terceiros".

> Tanto quanto julgo saber, foi feita uma apresentação sobre o iPlayer
> na RTP. A razão porque não foi adoptado, foi meramente financeira: os
> custos são proibitivo. E não nenhuma razão filosófica anti-DRM e
> pró-liberdade.

Não me pareceu que fosse - só disse "ainda bem".

> A BBC tem o iPlayer que é mau, mas tem muitas outras coisas boas.

Sim, como DRM nos DVDs, ou planos para DRM em tudo[1]... A BBC é,
simplesmente, mais uma entidade "pública" controlada por interesses privados.

[1]
http://www.guardian.co.uk/technology/2010/feb/23/digital-switchover-bbc-spectrum

--
Marcos Marado