Re: [ANSOL-geral] Vídeos da RTP em flash

Bruno Miguel brunoalexandremiguel gmail.com

2010/3/17 Bruno Miguel <brunoalexandremiguel  gmail.com>:
> A proxy aqui da empresa diz que o endereço da wiki é «pornography». xD
> Tento em casa, mais logo.

Enquanto não insiro o texto na Wiki da ANSOL, deixo o que já escrevi
até agora. Todo o feedback é bem-vindo.

*RTP e os formatos livres nos conteúdos multimédia*

Hoje, a RTP anunciou numa das suas contas no Twitter (a conta
RTPNotícias) que os utilizadores do iPhone vão passar a poder ver os
vídeos sem recorrer ao Flash. A notícia é boa, se o formato escolhido
pelo canal estatal for livre. No entanto, no desktop, continuamos a
ser "obrigados" a utilizar esta tecnologia proprietária da Adobe.

Quando li o anúncio, questionei imediatamente a RTPNotícias, através
do Twitter, para saber se a escolha de outro formato para os vídeos
iria contemplar os utilizadores de desktop e quando. As respostas
iniciais, confesso, deixaram-me exactamente na mesma: fiquei sem saber
se essa mudança ocorrerá.

O jornalista Alexandre Brito respondeu-me, através da conta deste
canal, que estão «sempre a trabalhar em formas de melhorar o serviço».
Imediatamente questionei se isso, de facto, significa que vão
abandonar o Flash em favor de outro formato, de preferência livre. A
resposta que obtive foi «quer dizer que estamos atentos». Admiti
imediatamente ao Alexandre Brito que tinha ficado na mesma com as
respostas, ao que ele respondeu que «queria apenas dizer que por
enquanto essa é a situação mas que é um tema obviamente em análise e
que acompanhamos».

Esta última resposta já parece um brilho muito ténue ao fundo do
túnel. Mas até que ponto está a RTP empenhada em trocar os formatos
proprietários por livres? Então, contactei a RTP para saber até que
ponto eles estão a ser considerados, usando o formulário no site. Mais
de 24 horas depois desse contacto, continuo sem receber resposta.