[ANSOL-geral] Magalhães na Venezuela é diferente do Português

Nuno J. Silva nunojsilva ist.utl.pt
Sábado, 27 de Setembro de 2008 - 02:41:55 WEST

On Fri, 26 Sep 2008 15:51:10 +0100
Pedro Patricio <pedro  math.uminho.pt> wrote:

> [...]
> imensos recursos que a sua utilizaçã o lhes pode trazer. Por outro
> lado, a disciplina de Introdução à Programação, que também decorre no
> 1º semestre do 1º ano, inici a os alunos na utilização
> do /Mathematica/, instrumento muito valioso para a resolução de
> problemas de matemática aplicada às ciências e à engenharia." in
> http://dequim.ist.utl.pt/iqf/mathematica.html
>
> diga-se em abono de justiça que a UTL tem uma licença de campus, pelo
>  que os alunos podem correr o sw em questão nas instalações do
> campus, a partir das suas maquinas pessoais (segundo me constou).

Há até quem se esqueça disso (docentes), e fale da licença como se
fosse para dentro e fora do campus.

Pior do que sugerir o uso do programa é usar o programa não como
computer (symbolic) algebra suite, mas também como programa para criar
e visualizar documentos com a matéria teórica da cadeira.

> mas irá um aluno per si e de livre vontade usá-lo se não tiver
> efectivamente (=obrigado a) aulas de '"Introdução à Programaçã o"
> com o mathematica '(sic)?

A primeira cadeira em que foi usado o programa em questão ainda contou
com algumas aulas de programação, nada de aprofundado, apenas para usar
a linguagem do programa como forma de escrever pequenos programas
informáticos que serviriam para provar afirmações nos testes.

Pessoalmente não encontrei ainda nenhuma razão para ser necessário o
uso de Mathematica... cálculos simbólicos, tenho até agora usado o
Maxima Primer.

> mais exemplos avulso:
> http://pascal.iseg.utl.pt/~mguerra/an/textos.htm

Aqui, pergunto-me é se o ISEG tem o excel disponível (dentro e fora do
campus) para os seus alunos (há um URL a apontar para um documento excel
spreadsheet).

> http://www.math.ist.utl.pt/~avicente/AN/2004/
>

> "*não* como ferramenta santificada no programa académico"
> concordo

A não ser que seja realmente a única ferramenta disponível para fazer
alguma coisa que seja necessária, a escolha da ferramenta devia caber
aos alunos e não à equipa de docentes.

--
Nuno J. Silva (aka njsg)
LEIC student at Instituto Superior Técnico

-=-=-
``Honestly, what can I possibly say to get you into my bed?''
 -- Anon.