[ANSOL-geral] Magalhães na Venezuela é diferente do Português

Bruno Miguel brunoalexandremiguel gmail.com
Sexta-Feira, 26 de Setembro de 2008 - 14:09:47 WEST

A Friday 26 September 2008 13:58:29, Pedro Patricio escreveu:

> não quero meter-me de forma indelicada na discussão... mas a questão é
> saber ONDE se quebra a cadeia MS. diria o bom senso que deveria ser no
> ensino superior.

Ela nem devia existir, para começar. Mas como existe, devia-se quebrar logo de
início.

> pelo que vejo, nem todas estão a enveredar por esse
> caminho... mesmo o software científico usado (vem-me à memória o
> excelente texto na linux journal e referenciado há bem pouco tempo por
> aqui) em algumas universidades é, pelo que me toca directamente,
> proprietário... por muito que alguns se esforcem na base da cadeia, o
> topo da pirâmide toma as suas decisões baseadas em (não sei o que
> escrever, porque não sei em que se baseiam).
> desculpem o desabafo...

Goste-se ou não, uma entidade comercial tem sempre peso. Quando apresentam a
um gestor, que não pesca nada do assunto, uma solução comunitária e uma
proprietária, a segunda tende a ser escolhida. É paga e a outra não. Como a
minha mãe dizia: o que é barato tem rato.

Também, quando não conhecem, as pessoas querem ouvir algo que as assegure e,
ao mesmo tempo, que as faça parecer inteligentes por ter feito aquela escolha
(que, sejamos sinceros, raramente é deles, mas dos comerciais com quem
falaram). Aqui, o software proprietário está em vantagem, por causa da sua
natureza.

Também se deve ter em conta que, muitas vezes, as pessoas não conhecem mais.
Só sabem que aquilo existe e é naquilo que apostam, mesmo que apareçam
alternativas melhores ou piores. Não gostamos muito de mudanças.

Existem mais factores. Talvez nem fosse má ideia enumerá-los, para os tentar
combater e/ou utilizar para benefício do software livre - e, consequentemente,
para benefício dos cidadãos, que são quem beneficia com o software livre.